Cotidiano

Consulado da Guiana oferece ajuda para viabilizar devolução de motos roubadas

Brasileiros que tiveram motos ou carros roubados e levados para a Guiana podem pedir ajuda do Consulado da Guiana em Boa Vista

Muitos veículos oriundos de furto e roubo em Roraima, principalmente motos, são levados para a Guiana, país que faz fronteira com o Brasil, a Leste de Roraima, para serem trocados por entorpecentes. Pensando nisso, o Governo do Estado firmou um acordo com o Consulado-Geral da Guiana para coibir as ações criminosas na fronteira e, além disso, viabilizar a devolução dos automóveis apreendidos aos seus proprietários.

Dados do Sistema de Gestão de Trânsito (Getran) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostram que nos primeiros cinco meses de 2016, em Roraima, o número de roubos e furtos de veículos cresceu 65,5%, se comparado ao mesmo período do ano passado. “A maioria é de moto, por ser mais fácil de levar e trocar por drogas, principalmente nas fronteiras, como em Lethen, na Guiana”, disse o titular da Delegacia de Roubos e Furtos, delegado Leonardo Barroncas.

Segundo a titular do Consulado-Geral da Guiana em Boa Vista, Shirley Melville, foi acordado verbalmente um termo de cooperação entre as instituições policiais de Roraima e Lethen. “É algo importante para que possamos agir em conjunto e, dessa forma, evitar esse tipo de crime. Além disso, podemos facilitar e viabilizar a devolução dos veículos aos seus respectivos donos”, afirmou.

Conforme informações do Consulado, este ano, nenhum caso de roubo de veículos foi registrado ou resolvido pela instituição até o momento. No ano passado, aconteceu um caso e, em 2014, foram três.

Muitas pessoas não sabem que o Consulado oferece assistência para casos de roubo e furto de veículos, no Brasil, que são levados para a Guiana. “Ninguém nos procura para pedir ajuda. No entanto, informamos aos cidadãos que estamos à disposição para dar o suporte necessário”, destacou Shirley.

O interessado deve ir ao Consulado, que fica na rua João Pereira, bairro Aparecida, zona Norte. “A pessoa deve apresentar os documentos do veículo e os do proprietário para que possamos repassá-los às autoridades em Lethen, que tomarão as providências cabíveis para a devolução do automóvel”, complementou Shirley.

Ela disse que o acordo mostra o quanto os governos estão preocupados em resolver o problema. “Em fevereiro, houve um encontro bilateral, entre Brasil e Guiana, e um dos assuntos tratados era sobre a questão dos veículos roubados. Durante a reunião ficou acertado que tomaremos as devidas providências para coibir as ações criminosas e que, em breve, iremos formalizar o acordo. Estamos atuando pró-ativamente para lidar com as situações de fronteira”, frisou. (B.B)