Os atendimentos da nefrologista na Clínica Médica Especializada Coronel Mota foram retomados pela Sesau (Secretaria de Saúde). A volta do serviço foi possível graças à reestruturação do quadro de profissionais da especialidade.
Em média, são realizados 250 atendimentos mensais, com consultas ocorrendo normalmente todas as quartas-feiras, conforme explicou o diretor técnico da unidade, Valtecy Mendes.
“O paciente pode ser encaminhado da UBS (Unidade Básica de Saúde) ou mesmo aqui no Coronel Mota. Ele vai marcar a consulta com o nefrologista na terça-feira pela recepção 01, a partir das 7h da manhã até 18h, por ordem de chegada”, detalhou.
Para garantir a consulta, é importante estar portando os documentos necessários, que são a carteira de identidade, comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Os pais do operador de usina, Murilo Machado, de 42 anos, são pacientes que passaram recentemente por consulta no Coronel Mota. Ele afirma que o encaminhamento foi feito por um dos médicos que atuaram em uma das ações da Saúde Itinerante da Sesau.
“Aproveitei uma dessas ações para levar meus pais. O médico fez o atendimento lá mesmo e nos encaminharam para o Coronel Mota, onde estamos sendo muito bem atendidos”, disse.
SOBRE A ESPECIALIDADE
Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas aos rins.
É recomendado que pacientes com mais de 40 anos e pessoas que tenham problemas de saúde relacionados à diabetes, pressão alta, pedra nos rins ou histórico familiar de problemas renais façam a consulta e o tratamento com o profissional nefrologista.
A Clínica Médica Especializada Coronel Mota está localizada na rua Coronel Mota, nº 636, Centro.