Cotidiano

Consumidor deve ficar atento à qualidade e preço do peixe

A população se prepara para o almoço de Páscoa durante a Semana Santa, tradição religiosa e cultural no País. Mercados e feiras vendem produtos típicos da época e os comerciantes estão otimistas com a procura do consumidor por esses itens. 

O roraimense deve ficar atento principalmente à qualidade e preço do peixe, alimento essencial na Sexta-Feira Santa. Na hora da compra, verifique se ele apresenta pele brilhante, pois o pescado quando possui cor muito escura, é sinal de que não está bom para consumo. Observe a cor dos olhos e a pele, que devem estar brilhantes e sem pontos brancos. Cuidado com as escamas. Peixe fresco as possui firmes e as brânquias vão do rosa ao vermelho mais intenso.

A higiene e armazenamento dos peixes também precisam ser verificados. No supermercado, devem permanecer em balcão de frigorífico ou congelados na temperatura ideal. Já em feiras, devem estar no gelo, protegidos de insetos ou sol.

O Procon também estará atento a irregularidades na qualidade e preço do peixe vendido em Boa Vista. Lindomar Coutinho, diretor do órgão, explica que tem sido feito um levantamento nos preços do pescado.

“Nós estamos verificando por meio de fiscalização se houve aumento de preços. Em vista da procura, é provável que empresários queiram aumentar. Caso ocorra, serão autuados e terão que justificar possível abusividade. A aproximação da Semana Santa não justificará nenhuma elevação nas tabelas de preços.”

Caso consumidores presenciem ou sejam vítimas de irregularidades, Coutinho orienta que entrem em contato com o Procon Estadual por meio do número (95) 3224-4261 ou Procon RR (95) 3625-2219. 

“Estamos à disposição para atender e garantir que os direitos da população não sejam violados. De imediato, vamos ao local, notificamos o vendedor e tomamos todas as medidas cabíveis,” afirmou. (P.G.)