Cotidiano

Consumidor deve realizar denúncia à Vigilância Sanitária municipal

Atribuição inclui fiscalização de restaurantes, lanchonetes, açougues, padarias e supermercados

Para evitar casos de contaminação e garantir a segurança dos alimentos, a legislação estabelece um conjunto de medidas de higiene, que devem ser adotadas por todos os estabelecimentos alimentícios.

Caso estas práticas não estejam sendo adotadas, a população deve denunciar o caso à Vigilância Sanitária municipal, a quem compete as inspeções nos serviços de alimentação.

Esta atribuição inclui a fiscalização de restaurantes, lanchonetes, açougues, padarias e supermercados.

Cabe à Vigilância Sanitária Estadual as ações de planejamento, coordenação e regulamentação das ações de inspeção, dando suporte técnico e laboratorial às ações executadas nos municípios.

As atividades de maior complexidade, como inspeções em indústrias de alimentos, em cozinhas industriais e serviços de alimentação de grande porte também ficam sob responsabilidade desta divisão.

O gerente do Núcleo de Produtos do DVS (Departamento de Vigilância Sanitária), José Antonio dos Santos, alertou que os consumidores devem ficar atentos antes de consumirem um alimento.

Na hora das compras também é preciso atenção, tanto com a conservação como na armazenagem dos produtos. “É importante observar se o alimento está dentro da validade e se tem registro no órgão competente”, frisou.

A integridade das embalagens também deve ser observada, para não comprar alimentos com embalagem furada, rasgada ou amassada. Com relação à conservação dos alimentos, a atenção é com as prateleiras, balcões refrigerados e freezers.

“Se ao abrir um alimento, o cidadão perceber que ele não está em condições de consumo, deve acionar a Vigilância Sanitária do município para que eles providenciem a coleta de uma amostra para análise”, pontuou.

INTERIOR

Nos municípios do Interior do Estado, onde as ações de vigilância são pouco estruturadas, o Departamento de Vigilância Sanitária, da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) deve iniciar em março uma rodada de visitas para dar apoio aos municípios no que diz respeito às inspeções em locais de competência municipal.

Com informações da Secom-RR