Cotidiano

Consumidora encontra fezes de rato em pão

Ministério Público afirma que as pessoas estão denunciando com mais frequência, por isso o número de reclamações aumentou

Nos últimos dias, uma série de denúncias relacionadas a alimentos impróprios para o consumo chegou ao conhecimento do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) e ao Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR). Os consumidores reclamam, com frequência, da falta de limpeza dos supermercados, principalmente da produção de bolos, pães e acondicionamento de perecíveis.

Na manhã de ontem, uma dona de casa foi a um dos grandes supermercados da Capital para comprar pão e, ao chegar em casa, encontrou fezes de rato no alimento, evidenciando a falta de cuidado na padaria responsável pela fabricação e distribuição dos pães. “Eu senti nojo e até agora não tive mais coragem de olhar no pacote. Não irei mais comprar pão, prefiro substituir por outros alimentos que eu mesma prepare”.

Ela pediu às autoridades santárias que tomem providências, porque essa não essa não seria a primeira vez que o problema ocorre com ela. “Parei para analisar algumas situações na minha casa e constatei que as repetidas vezes que tivemos infecção intestinal têm a ver com as coisas que compramos naquele supermercado. Se fosse uma pessoa que não tem a mesma atenção que eu, sem dúvida teria comido com fezes”, disse.

A dona de casa também informou que vai procurar os órgãos de defesa do consumidor para registrar a denúncia. “Eu já tentei ligar hoje para muita gente, mas ainda não consegui. Vou ao Ministério Público pessoalmente para falar sobre essa falta de respeito com quem compra e se alimenta com produtos daquele lugar [supermercado]. Pensei em reclamar pessoalmente na padaria, mas não me aconselharam. As pessoas em Boa Vista têm a cultura de se calar para um monte de coisas que estão erradas. Nós temos direito e temos que fazer valer”, disse.

MPRR – O promotor de justiça de Defesa do Consumidor, Ademir Teles, pede que os consumidores se tornem parceiros na atuação do Ministério Público, afirmando que depende muito de quem compra observar as condições dos alimentos e do ambiente que comercializa. O promotor esclareceu quais os procedimentos para efetivar denúncia.

“A primeira alternativa, se não quiser se identificar ou tiver descartado o alimento, é ligar para nossa Ouvidoria e denunciar. A segunda opção é procurar o Departamento de Vigilância Sanitária, o Devisa, na Secretaria Municipal de Saúde ou Delegacia de Defesa do Consumidor, senão o próprio Ministério Público que recebe e remete o produto para perícia”, explicou.

O promotor reconhece que as pessoas estão denunciando com mais frequência e, desde a última ação no supermercado Alencar Vip, o número de reclamações aumentou. “O ideal é que as pessoas informem. Hoje fui abordado na rua e me comprometi em ir ao comércio averiguar as reclamações de um cidadão. Neste caso, nós vamos direto no problema relatado. Muitas vezes, as pessoas não especificam o que encontram de irregular. Precisamos saber o que estão visualizando e a loja que vende o alimento impróprio”, complementou Teles.

Quem prefere fazer denúncia anônima deve ligar gratuitamente para o número 0800 095 3621 da ouvidoria do MPRR, que encaminha a reclamação do estabelecimento comercial aos órgãos de fiscalização para desenvolvimento de uma ação conjunta. O Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) funciona no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), na Rua Coronel Mota, 418, São Pedro. Aos que pretendem registrar Boletim de Ocorrência, a Delegacia de Defesa do Consumidor fica na Avenida Capitão Ene Garcez, 324, no Centro de Boa Vista. (J.B)