Cotidiano

Consumidores de sites de compras coletivas estão mais exigentes

Uma pesquisa feita em janeiro pelo SPC revela que houve uma queda nas intenções de adquirir produtos online

De acordo com dados divulgados na última semana pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a queda nas intenções de adquirir produtos ou serviços por sites de compras coletivas reflete a maior consciência do consumidor.

Uma pesquisa feita sobre os hábitos de compra pela internet revelou que o perfil deixou de ser a compra por impulso e, agora, esses consumidores observam melhor as condições de uso oferecidas.

A avaliação foi feita em todas as capitais do país, de 5 a 8 de janeiro deste ano, e respondida pela internet por 662 pessoas maiores de idade de ambos os sexos e todas as classes sociais. Os dados mostram que 47% dos consumidores de compras coletivas diminuíram a frequência de consumo pelos sites, 42% adquiriram produtos e serviços e 61% fizeram ao menos uma compra a cada seis meses.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a cautela ocorre porque o consumidor está mais atento às condições de compra. “Isso veio como um boom (crescimento acelerado) e a impressão que dá é que as pessoas foram com muita sede ao pote”. Ela explicou que é necessário verificar “com muito cuidado” o contrato de compra e verificar as condições de vendas impostas pelos sites.

No caso das refeições em restaurantes, por exemplo, existe o dia certo para usar o vale de compra, disse Marcela Kawauti. Acrescentou que em época de temporada não se pode utilizar o vale adquirido para pousadas. “Então, as pessoas começaram a aprender a usar, por isso que teve esse recuo”, ressaltou.

A pesquisa mostra que cerca de um terço dos cupons não foram utilizados, sendo que 58% dos consumidores disseram que o prazo expirou, 16% que o local para usufruir o produto era muito longe e 15% admitiram que não leram com atenção o regulamento e perceberam, depois da compra, que o regulamento não o atendia.

Marcela disse que houve insatisfação dos consumidores quando começou o boom das compras coletivas, em 2010 e 2011. “Das pessoas que se disseram insatisfeitas, para quem usou o cupom, 21% disseram que teve qualidade de serviço muito ruim, para 20% o atendimento deixou a desejar e 14% disseram que era muito difícil conseguir um dia e horário para usufruir o produto, o que é muito comum também”.

O SPC Brasil mostra que 46% do público dos sites de compras coletivas é composto por jovens entre 18 e 34 anos, 46% são das classes A e B, 49% tem ensino superior e 56% fazem compras com frequência pela internet.

Fonte: Agência Brasil