O Halloween, festa popular também conhecida como Dia das Bruxas, acontece nesta quarta-feira, 31. E para orientar quem deseja comemorar a data, o Procon Boa Vista dá dicas para que o consumidor faça boas compras com segurança.
Os consumidores que deixaram para fazer suas compras na última hora devem ficar atentos durante a aquisição das fantasias no comércio. A primeira orientação é pela famosa pesquisa de preços a fim de comparar os valores entre uma loja e outra.
Se a compra for feita com vendedores ambulantes, é fundamental exigir um documento que comprove a aquisição do produto. O objetivo é facilitar o cumprimento de direitos após a compra, caso o consumidor tenha problemas com o produto escolhido.
Segundo a secretária executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista, Sabrina Tricot, a diferença de preço entre comprar ou alugar a fantasia varia muito entre os estabelecimentos. Por isso, a orientação é que haja pesquisa pelo valor menor.
“Orientamos que o consumidor pesquise e verifique qual a opção mais rentável, se for aluguel da fantasia ou aquisição de um produto novo. No caos do aluguel, é importante ficar atento ao contrato, preço, data da retirada, devolução da peça e se haverá multa no caso de desistência da reserva, atraso na devolução ou danificação da peça”, disse.
Caso o consumidor não quiser abrir mão da festa por não ter dinheiro suficiente para comprar uma nova fantasia mais os acessórios, a dica é personalizar, utilizando materiais reaproveitados que podem ser encontrados na própria casa.
“Essa é uma ideia prática e barata. O consumidor pode reaproveitar aquelas roupas e acessórios “esquecidos” no guarda-roupa e criar uma fantasia com produtos mais baratos como lantejoulas, glitter, fitas, laços, imagens, penduricalhos”.
Outra dica para evitar surpresas desagradáveis no dia da festa é verificar a composição do tecido ou material confeccionado e observar se a fantasia, como qualquer outra roupa, apresenta na etiqueta as características têxteis do produto.
O recomendado é usar uma fantasia com tecido leve, que não armazene calor, em face das condições climáticas de nossa Região. O consumidor que observa estas recomendações pode evitar reações alérgicas, especialmente, em crianças.
“Na compra de fantasias infantis é importante observar se o produto é adequado para a sua faixa etária. E ficar atento se as embalagens das fantasias infantis possuem as indicações sobre a idade do usuário, composição e os selos de qualidade. O Procon Boa Vista orienta que os consumidores não comprem produtos piratas”.
Outra dica é ter atenção redobrada aos acessórios como máscaras e brinquedos infantis que devem apresentar a etiqueta do Inmetro. Máscaras podem causar asfixia e alguns brinquedos que contém peças pequenas podem causar acidentes nas crianças.
“É preciso verificar rigorosamente para qual faixa etária o produto é destinado e se os produtos escolhidos possuem os selos de segurança na embalagem. Seguindo as recomendações, o consumidor poderá aproveitar com mais segurança essa festividade”, disse Sabrina Tricot.
A Festa – Conhecido como o Dia das Bruxas, o Halloween é uma festa popular celebrada em alguns países de língua anglo-saxônica, especialmente nos Estados Unidos. O evento ocorre no dia 31 de outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos. No Brasil, a festa é celebrada em diversas cidades.
Contato – Em caso de dúvidas ou para eventuais denúncias, o Procon Municipal de Boa Vista está localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé – Avenida dos Imigrantes, n.º 1612/Buritis – sala 02. O atendimento ocorre em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h.