Cotidiano

Consumidores devem pesquisar para evitar fraudes, recomenda Procon

Medida de precaução é essencial para a clientela não cair em golpes e perder dinheiro

Criada nos Estados Unidos, a campanha de promoções “Black Friday” surgiu inicialmente como uma forma de movimentar o comércio após o feriado de ação de graças e ganhou adeptos em outros países, inclusive no Brasil. No entanto, alguns varejistas também apostam na ação para enganar a clientela e promover falsos descontos.

Para tentar evitar essas ações, os órgãos de defesa do consumidor aconselham diversas medidas para o público que deseja realizar as suas compras nesse período. A coordenadora do Procon Municipal, Sabrina Tricot, acredita que a principal atitude preventiva é realizar pesquisas do produto que deseja ser adquirido.

“Sempre antes da Black Friday, damos dicas para os consumidores para que eles façam uma pesquisa de preço dos produtos que eles pretendem adquirir, verificar se no dia da compra o produto está realmente com um preço muito abaixo do valor que ele foi colocado à venda ou se é só uma propaganda enganosa. Verificar os contratos relacionados às compras, ler as linhas pequenas. É preciso cuidado nesse período”, explicou a coordenadora.

Outra dica apontada por Sabrina é em relação às compras feitas pela internet. Segundo ela, apesar de lojas físicas também participarem da campanha, a ação da Black Friday é muito mais forte na venda de produtos online e a recomendação é sempre procurar por sites conhecidos.

“O recomendado é pesquisar por sites confiáveis, que outras pessoas já compraram e olhar a seção de comentários do site para saber se existe reclamações de clientes insatisfeitos, se possui algum problema. Também é bom que o consumidor tire uma foto ou um print da tela, guardar qualquer prova que ele tenha daquele tipo de promoção, pois no caso de ele não conseguir que aquela oferta seja cumprida, o Procon tem a chance de acionar a loja para tomar alguma providência. Se o consumidor não tiver nenhuma prova, fica muito difícil para o órgão de defesa do consumidor conseguir comprovar e tentar reverter a situação”, assegurou.

A coordenadora também frisou que as compras realizadas pela internet entram no Artigo nº 49 do Código de Defesa do Consumidor e que o cliente tem o direito de arrependimento. “Se o produto comprado demorou ou quando chegou não é o que ele realmente gostaria, o consumidor tem até sete dias para se arrepender da compra. Só que ele deve entrar em contato com a loja e solicitar o cancelamento da compra e o estabelecimento deve enviar de volta uma forma de o cliente devolver aquele produto e receber o preço que foi pago”, disse Sabrina.

PROCON MUNICIPAL – Em relação às ações realizadas em Boa Vista, a coordenadora informou que o Procon Municipal se reuniu recentemente com vários lojistas que vão participar da Black Friday na Capital e também fez recomendações aos comerciantes.

“De uns anos pra cá nós vínhamos detectando que não aconteciam os descontos que eles realmente noticiavam. Então, esse ano, nós estamos realmente muito atentos para isso. Tivemos essa reunião com o setor lojista, voltado para a Black Friday, solicitando que as lojas participantes ofereçam um serviço de atendimento disponível 24h para o consumidor”, garantiu.

No entanto, para situações que o consumidor se sentir lesado pela campanha Black Friday, a coordenadora também ressaltou que a população pode entrar em contato com o Procon Municipal por meio dos telefones 3625-2219, 3625-6201 ou pelo e-mail: [email protected]. (P.C)

Para lojistas, adesão à Black Friday é forma de driblar crise econômica

De acordo com os lojistas que aderiram à Black Friday, a participação na campanha é uma forma de driblar a crise econômica. Para Israel Mattos, servidor de uma empresa especializada na venda de produtos de origem eletrônica, como computadores e celulares, a decisão deste ano foi de ampliar o dia da campanha para uma semana inteira de descontos, com a venda de produtos com descontos de 30% a 60%.

“Já é o terceiro ano que a gente participa da Black Friday”, explicou Israel. “Como a gente viu que teve uma aceitação boa do público, a gente decidiu ampliar a promoção para uma semana porque se percebe um retorno. Com essa campanha, a gente vai tentar superar a venda que a gente vinha tendo, com um preço bem agressivo para tentar atrair o cliente até a loja”, afirmou.

Já a gerente de uma loja de vestuário, Daiane Ribeiro, informou que a Black Friday funciona como um dos pontos altos para as vendas, ficando atrás apenas das compras das festas de Natal. “Tem muita gente que aproveita agora para fazer as compras das festas de fim de ano. A visão dos clientes de hoje acredito que seja essa. Eles já estão antecipando os presentes também como uma forma de economia”, declarou. (P.C)