Está oficialmente aberta a temporada de superdescontos relâmpagos da Black Friday. Em grande parte dos estabelecimentos comerciais da capital, principalmente nos shopping centers, a cena mais comum era a de filas quilométricas a perde de vista, isso ser levarmos em consideração que tais aglomerações ser formaram antes da madrugada desta sexta-feira, 23.
A estudante universitária Larissa Oliveira não perdeu tempo e aproveitou ao máximo as vantagens da data. Veterana no assunto, ela contou que se planejou bem para conseguir comprar o que buscava.
“Como tinha provas na faculdade, acabei planejando com algumas amigas para que elas ficassem na fila para conseguir aproveitar as promoções. O bom é que já sai da aula direto para o shopping, que fica pertinho. Deu para comprar o que queria sim e acabei voltando para casa perto das 3h”, disse.
Apesar de ter conseguido comprar o que queria, a jovem relatou a reportagem que sentiu que os preços praticados este ano estavam um pouco mais elevados que no ano passado.
“Esse ano achei que os preços estavam mais caros. No ano passado, por exemplo, eu consegui economizar cerca de R$ 30 a R$ 40, e a Black Friday deste ano os produtos estavam com preços menos atraentes, mas deu para aproveitar”, completou.
Assim como no ano passado, as maiores procuras dos consumidores foram pelos setores de eletrônicos, smartphones, calçados e vestuários. Mas não foi somente os shoppings que iniciaram a madrugada lotados de clientes.
Na avenida Jaime Brasil, por exemplo, uma rede de lojas também embarcou na Black Friday, colocando todos os seus produtos com descontos vantajosos. Quem aproveitou relatou não ter se arrependido, mesmo tendo que enfrentar uma multidão de pessoas.
“Minhas impressões foram positivas. Muitos produtos estavam realmente em promoção. O segredo é ter paciência e educação para procurar os artigos que estejam com descontos”, destacou a promotora de eventos Thayra Carolino.
SOBRE A BLACK FRIDAY – A Black Friday (Sexta-Feira Negra em português) é a data que abre a temporada de compras natalinas. Surgiu inicialmente nos Estados Unidos, sendo realizada um dia após o feriado de Dia de Ações de Graças. A iniciativa deu tão certo que passou a ser adotada por diversos países.
No Brasil, a Black Friday passou a ser adotada desde 28 de novembro de 2010. No começo, as promoções estavam sendo realizadas somente por meio da internet, por meio de empresas do varejo nacional, no entanto, em 2013, as megapromoções passaram a ser feitas também em lojas físicas.
Segundo pesquisa feita pelo SCPC Boa Vista, este ano, são esperados que 100 milhões de brasileiros aproveitem a data para fazerem alguma compra.