Consumidores que frequentam a Feira do Produtor, localizada no bairro São Vicente, zona Sul, reclamam da falta de limpeza do local. O mau cheiro provocado por produtos em decomposição é um dos problemas. Um funcionário da administração destacou que o local encontra-se nestas condições devido a uma equipe de limpeza reduzida e pela falta de asseio de alguns feirantes.
A servidora pública Marcela Moreira, que frequenta o local pelo menos uma vez por semana, disse que antes de comprar qualquer produto, verifica a limpeza do local. “Gosto de consumir hortaliças frescas, e para mim, a melhor opção é a feira. Mas antes verifico se não há insetos e se o local está bem asseado, pois na maioria das barracas os alimentos ficam expostos à poeira e à sujeira”, frisou.
O empresário Jorge Matos reclamou do fedor provocado por produtos em decomposição. “Gosto de comprar na feira, pois os produtos são baratos. Mas um problema sério é o mau cheiro que toma conta do local. Antes de comprar qualquer coisa, verifico logo se não está em decomposição”, disse.
Uma feirante, que preferiu não se identificar, relatou que a limpeza das barracas é de responsabilidade do proprietário. Ela ressaltou que muitos não têm consciência disso e acabam deixando o local sujo. “Procuro sempre deixar o lugar onde trabalho o mais asseado possível. Quando há moscas e insetos, cubro meus produtos para que não sejam contaminados. Mas isso não adianta de nada se e o meu vizinho não faz o mesmo. O cliente acaba procurando o concorrente quando vê a falta de higiene”, explicou.
ADMINISTRAÇÃO – Um funcionário da administração da Feira do Produtor afirmou que uma firma terceirizada é responsável pela limpeza do local. A equipe é formada por apenas seis funcionários. “A Feira é enorme para apenas seis funcionários realizarem a limpeza. Antes, quando a equipe era formada por 15 profissionais, o serviço já deixava a desejar, imagina agora!”, disse.
O funcionário afirmou que muitos feirantes não cumprem com a obrigação de deixar o local que ocupam limpo no final do expediente. “Se todos realizassem a limpeza de suas barracas, este problema estaria sanado. Como não há colaboração, o resultado que vemos é este: sujeira por todo lado”, frisou.
Ainda conforme o funcionário, o contrato com a firma de limpeza termina antes do final do mês. “Com a arrecadação da feira, iremos contratar uma nova equipe. Não podemos ficar sem limpeza, pois trabalhamos com alimentos”, disse. (I.S)
Cotidiano
Consumidores reclamam da falta de limpeza
Devido à deficiência no serviço de limpeza, consumidores são obrigados a enfrentar mau cheiro de produtos em decomposição