Cotidiano

Consumidores reclamam do corte da internet após limite da franquia

As empresas de telefonia estão utilizando como prática o corte do serviço de internet após os usuários atingirem o limite da franquia

O serviço de internet prestado pelas empresas de telefonia móvel tem sido a principal causa de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor em Roraima. Para piorar ainda mais a situação, desde novembro as operadoras estão cortando o serviço de internet após os usuários atingirem o limite da franquia contratada. Antes, o serviço era mantido com a velocidade reduzida.
A nova prática das operadoras irritou os consumidores, que se sentiram prejudicados e procuraram, em grande escala, o Serviço de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon Assembleia), órgão vinculado à Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR). “70% dos consumidores reclamam da telefonia móvel. A questão da internet é o que preenche o maior número de casos, além de sinal e vários outros que se incorporam a essas demandas de reclamações”, informou o diretor do órgão, Lindomar Coutinho.
Além das recorrentes reclamações, os usuários dos planos pós e pré-pago – que utilizam a internet móvel nos aparelhos – têm ajuizado várias ações judiciais contra as empresas que prestam o serviço. “Na verdade, isso é mais em virtude da nova resolução da Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações]. Aqui, em Roraima, já tem algumas ações impostas pelo Ministério Público contra as operadoras, que recorreram e estão conseguindo manter esse corte no serviço”, disse.
Segundo o diretor, as ações por parte dos consumidores contra as empresas são corretas, tendo em vista que a maioria delas não segue à risca o que é oferecido no contrato. “As ações são justas, principalmente em relação ao cancelamento e suspensão dos serviços. Existe uma resolução que prevê isso, só que há um prazo, e é por isso que os Procons estão se mobilizando”, destacou. 
Conforme Coutinho, o órgão consegue resolver, por meio de conciliação a grande maioria dos casos. “O que a gente faz é notificar as empresas para tentar resolver na conciliação e chegar a um acordo. Com isso, estamos conseguindo resolver quase todos os casos”, afirmou.
QUALIDADE – Quem necessita acessar internet nos smartphones sofrem, quase que diariamente, com a má qualidade do serviço. E para quem trabalha com isso o prejuízo é ainda maior. “É uma sensação de desrespeito, até porque você escolhe a operadora, entre várias outras, e além da internet ser lenta, ainda é cortada após o limite da franquia, que já é pouco”, reclamou o design gráfico Marcos Soares.
Quem possui um plano pós-pago de uma das operadoras de telefonia também se sente prejudicado. “O plano é justamente para a pessoa não passar por esses problemas. E se minha internet for cortada em uma situação de emergência? É um desrespeito, até porque o plano não é nem um pouco barato”, criticou a auxiliar administrativa Natália Abreu.
TIM – Em nota, a TIM informou que não recebeu qualquer notificação com relação ao assunto. “De toda forma, a empresa está à disposição para prestar os esclarecimentos que forem necessários. A operadora ressalta que o bloqueio do acesso à internet após o atingimento do limite da franquia contratada busca oferecer uma melhor experiência de navegação móvel e reitera que a medida é aderente às normas da Anatel”, afirmou. VIVO, CLARO E OI – A Folha entrou em contato com as operadoras Vivo, Claro e Oi, mas até o fechamento desta matéria, às 17 horas de ontem, não obteve retorno. (L.G.C)

Procura por atendimento aumenta
O atendimento no Procon Assembleia teve um aumento significativo desde que retornou a funcionar em horário integral, estimado em 25% pela parte da tarde e 75% pela manhã. O órgão está funcionando desde o dia 16 de março das 8h às 18h na Assembleia Legislativa.
O diretor do órgão, Lindomar Coutinho, disse que, em virtude do aumento da demanda, houve a necessidade de voltar a atender no período da tarde. Desde janeiro deste ano, o Procon estava funcionando anteriormente das 7h30 às 13h30. “A demanda está sendo satisfatória, tanto pela manhã como à tarde”, frisou.
Coutinho comentou que o Procon ALE está sempre divulgando para o consumidor procurar seus direitos e, com esse trabalho, estão mais atentos aos seus direitos. Lembrou que o maior número de reclamações se refere, além do serviço de telefonia, o serviço de empréstimos consignados. “Desde a criação do Procon até agora foram mais de 14 mil atendimentos”, ressaltou Coutinho.
RECLAMAÇÃO – A dona de casa e moradora do Município do Cantá, Ionara Ribeiro, de 36 anos, esteve no  Procon Assembleia nesta segunda feira, 23, para reclamar sobre os serviços de telefonia fixa e transporte terrestre. Ela procurou o órgão por se sentir prejudicada quando viajou por uma empresa que presta serviço terrestre entre Boa Vista e Manaus (AM).
“Durante a viagem aconteceu um acidente, minha bagagem sumiu e gostaria de ser reembolsada”, disse. A dona de casa foi também fazer reclamação sobre uma empresa de telefonia que presta serviço de linha fixa.
“Moro no interior e vim até o Procon só para fazer essas reclamações. Fui muito bem atendida e estou satisfeita com o atendimento prestado por toda equipe. Consegui tirar todas as minhas dúvidas e fui direcionada sobre quais providências devem ser feitas”, disse.
ATENDIMENTO – O Procon Assembleia funciona de segunda a sexta- feira, em horário corrido das 8h às 18h. O órgão oferece também aos consumidores o serviço pelos telefones (95) 4009-5620, (95) 4009-5616 e (95) 4009-5617.