Cotidiano

Consumo do Tambaqui no Brasil é debatido entre governo e ministério

Comitiva de Roraima também incluiu demandas de incentivo à piscicultura familiar e simplificação dos procedimentos de licenciamento ambiental

Uma comitiva do governo de Roraima tratou sobre o desenvolvimento na área da piscicultura para o estado com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, nesta quinta-feira (11) em Brasília (DF). Entre os itens apresentados ao ministro, estão o incentivo ao consumo do Tambaqui no Brasil e 

A reunião foi realizada após demandas enviadas pela Secretaria de Estado de Representação do Governo de Roraima em Brasília (Serbras) à pasta. Foram encaminhadas as demandas ao ministro sobre apoio à comercialização e industrialização, com possibilidade de um frigorífico, de peixes para os pequenos produtores, a ampliação do mercado, com exportação para a Venezuela, Guiana e Caribe e apoio ao cooperativismo local.

Na divulgação da agenda, foi informado que buscaram também um “incentivo a Piscicultura Familiar com ações, como: a dispensa de licenciamento até cinco hectares, que já é aprovada em outras unidades da federação; o acesso a linhas de crédito diferenciadas para a compra de ração animal e a organização de toda cadeia produtiva”. Para aumentar o consumo do Tambaqui dentro e fora do país, a comitiva tratou sobre campanhas de incentivo, programa de melhoramento genético do peixe e adequação nutricional. 

Outras demandas como criação do “Selo de Origem” para certificação de peixe amazônicos, redução de preço com benefício do PIS/Cofins e, mesmo não sendo questões do Ministério da Pesca, a simplificação dos procedimentos de licenciamento ambiental, ampliação de reservas ambientais e indígenas, e embargos do IBAMA também foram debatidos.

“Fiquei muito feliz com a receptividade do ministro da pesca que nos garantiu que cada demanda será analisada com carinho e nos retornará com soluções e apoio ao setor em Roraima”, disse o governador, Antonio Denarium, que foi acompanhado dos deputados José Haroldo da Cathedral (PSD) e Defensor Stélio Dener (Republicanos).


Comitiva se reuniu com o ministro André de Paula nesta quinta-feira. (Foto: divulgação)