Cotidiano

Contra falsificações, CNH’s passam a ser emitidas com novo código de segurança

As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH’s) brasileiras estão sendo emitidas, desde o início de maio, com um novo item de segurança para dificultar fraudes e falsificações, o QRCode (do inglês, Código de Resposta Rápida). Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cerca de 300 mil carteiras já foram emitidas em todo o País desde 1º de maio. O velho modelo, sem código de barras bidimensional e dados criptografados, será substituído gradualmente, à medida que os motoristas forem renovando suas habilitações, que têm validade de cinco anos.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR), o código é mais uma ferramenta de segurança para o usuário, e através de um aparelho específico e também pelo aplicativo “Lince”, que será disponibilizado pelo Denatran, servirá como meio para verificação de autenticidade da CNH e informações dos dados pessoais, assim como a comprovação da imagem do condutor.

O coordenador do Renach do Detran-RR, Adriano Gomes, informou que as atuais CNH estão válidas e deverão ser substituídas à medida que vencerem. Com isso, nenhum condutor terá a necessidade de fazer a troca antes da data de vencimento informada na CNH. “A fiscalização terá mais uma ferramenta para o combate de fraudes relacionado à CNH, podendo averiguar a autenticidade da cédula com os dados do Sistema Renach”, disse.

Conforme Gomes, não haverá nenhum custo monetário a ser adicionado ao usuário na renovação da CNH por conta dessa inclusão de segurança que foi determinado pelo Denatran. Segundo dados do Detran, o órgão expede mensalmente aproximadamente 3.200 carteiras de habilitações. Apesar disso, a autarquia jamais registrou casos envolvendo habilitações clonadas ou falsificadas. (L.G.C)