Com o objetivo de obter recursos para estruturação das ações desenvolvidas pela Agência de Defesa Animal de Roraima (Aderr), o Governo do Estado estuda a possibilidade de um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O montante do convênio é de R$ 2 milhões, com contrapartida do Estado de R$100 mil, que será divido entre as ações de Defesa Animal e Vegetal que a instituição desenvolve, como serviços de inspeção em abatedores, serviço de inspeção de origem animal, barreiras fitossanitárias, emissão de guia de trânsito animal, entre outras.
A previsão é que o recurso seja aplicado em aquisição de passagens aéreas, equipamentos, veículos, realização de cursos, serviços de laboratório, material para Educação Sanitária, pagamento de diárias e combustível.
Para o diretor de Defesa, Inspeção e Classificação Vegetal, Luís Cláudio Estrella, esse convênio deverá fortalecer os trabalhos que a agência já desenvolve, como o combate a Mosca da Carambola e a Febre Aftosa.
“Realizamos inspeções, blitze e esse montante que o Mapa vai disponibilizar vai colaborar muito com a logística e também com a realização de capacitações para os nossos colaboradores”, frisou.
Ele informou uma parte do recurso será repassada ainda em 2015. “Devido a situação econômica que o país atravessa, a outra parcela será incluída no orçamento do próximo ano”, explicou.
Segundo o diretor presidente da Aderr, Braz Assis Benhnck, o Governo está apenas aguardando o parecer final de Brasília.
“Cumprimos todas as exigências e encaminhamos o processo para o Sistema de Convênios do Governo Federal, onde está sendo feita a análise para a liberação dos recursos”, afirmou.
ADERR
A Aderr possui atualmente 27 Escritórios de Atendimento aos Consumidor e Unidades de Defesa Agropecuária espalhados por todo o estado, além de ações móveis para o combate de pragas e doenças animais em Roraima.
Com informações da Secom