A assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Faculdade Estácio Atual e a Universidade Estadual de Roraima, deve possibilitar a abertura ao público do Parque Nacional do Viruá, situado no município de Caracaraí, região Sul de Roraima.
O projeto foi intitulado: Potencialidades e Desafios do Desenvolvimento Turístico de Base Local na Amazônia Setentrional: um estudo de caso na comunidade Vila Petrolina.
O parque é uma área de preservação permanente e tem acesso restrito.
O professor Damião Marques, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio Atual, explicou que por meio das atividades do projeto será possível abrir os portões do local.
Entre essas ações, segundo ele, estão prevista a implantação de uma política de sinalização do parque e o lançamento de uma campanha publicitária que pretende mostrar ao mundo o potencial turístico da região, ainda desconhecida do grande público.
“Cada curso das duas instituições, dentro de suas particularidades fará atividades que viabilizem essa visitação. Então, por exemplo, os alunos de Design Gráfico devem implantar a sinalização do Viruá, os de Publicidade e Propaganda devem trabalhar na campanha publicitária e os de Gestão Ambiental, vão promover oficinas voltadas aos moradores da Vila Petrolina, para ensinar como receber o turista, a conhecer os impactos que essa atividade deve causar, entre outros temas”, informo.
Conforme ele, ainda não há uma previsão para a conclusão desse trabalho, mas já no próximo dia 16, sábado, um grupo de 10 alunos de Design Gráfico e Publicidade, estará na região captando imagens para uma primeira campanha publicitária e para desenvolver o projeto de sinalização.
O acordo, que inclui a participação de acadêmicos dos cursos de Turismo e Administração da UERR, prevê o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas, desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos e interesse comum, e a execução conjunta do projeto.
Como parte dessas ações, os alunos devem produzir um vídeo documentário das atividades, que futuramente será divulgado, assim como um estudo de impacto ambiental com a visitação turística local e ainda sobre o impacto socioeconômico junto à comunidade de Vila Petrolina.
Fonte: Estácio Atual