A Cooperativa de Carne de Roraima (Coopercarne) divulgou que o preço da carne diminui de valor a partir desta segunda-feira (20), uma queda média de 3,85%.
Conforme Nadisson Pinheiro, presidente da Coopercarne, o preço da carne também deve reduzir para o consumidor final. “Estamos muito otimistas e acreditamos que o valor chegará logo ao consumidor”
A queda do valor interrompe a alta que salgou o preço da carne nos últimos seis meses.
O quilo de uma carne mais cara como a picanha do boi, estava custando nos açougues e distribuidoras de carne R$ 40 reais assim como o preço do filé.
Estabilização dos preços
Há mais de uma razão para a provável redução dos preços. Um deles foi um período bom, com chuvas que ajudaram os criadores de gado, o que colaborou com a melhoria do rebanho, e esse clima bom gerou uma boa oferta de animais para abate.
O comerciante Alisson Araújo acredita que com a recuperação da economia e diminuição do desemprego, haverá mais demanda por carne ao longo do ano.
“É uma crescente”, diz Araújo. Em sua opinião, o consumo de carne diminui em janeiro por causa das férias e gastos sazonais das famílias (como impostos e material escolar) e depois pode reduzir no Carnaval por causa da quaresma (período em que os católicos diminuem o consumo de carne).