Cotidiano

Coordenador da Funai vai propor demolição do monumento do Garimpeiro

O coordenador-geral da Frente de Proteção Yanomami e Ye’kuana, da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Catalano, criticou  um dos principais símbolos de Roraima, o monumento do Garimpeiro, na praça do Centro cívico. Catalano disse que a estátua é uma apologia ao crime e que por isso vai propor a demolição do monumento.
“Não podemos aceitar que um símbolo que faz apologia ao crime represente um povo. O garimpeiro é um infrator porque contraria várias leis, principalmente as ambientais. Vejam o que acontece na terra Yanomami, por exemplo. Centenas de garimpeiros, criminosos, usurpam o ouro do povo brasileiro e ainda destroem o meio ambiente, poluindo rios com mercúrio, o que acaba colocando em risco a vida de todos. E temos um símbolo que faz apologia a este crime?”, questionou Catalano.
O coordenador não deu detalhes de como, quando, onde ou a quem iria propor a demolição da estátua, que fica na praça onde estão as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Roraima, no Centro.