Cotidiano

Coordenadores de escolas discutem correção de fluxo

Entre outros assuntos, nos encontros, há debates sobre práticas pedagógicas e avaliação de ações desenvolvidas nas escolas

Cerca de 60 coordenadores pedagógicos da capital estarão reunidos nesta segunda-feira, 18, no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), das 8h30 às 12h, para participar do III Encontro de Coordenadores Pedagógicos.

O objetivo do encontro é apresentar o projeto Avançar RR II, que se refere à correção de fluxo de alunos do Ensino Fundamental na faixa etária entre 13 e 17 anos. A diretora do Departamento de Educação Básica (DEB), Raimunda Rodrigues, destacou a importância das escolas, que têm alunos na situação de correção de fluxo, aderirem ao projeto.

“É importante que as escolas tenham uma atenção especial com esses alunos para garantir a permanência, ensino e aprendizagem deles. Além de evitar que futuramente tenham que estudar no período da noite no EJA [Ensino de Jovens e Adultos]”, explicou.

Durante o evento, serão expostas ações para fortalecimento do projeto, apresentação dos resultados do mapeamento por unidade de ensino, legislação, perfil do professor, planejamento, conteúdo e metodologia, além do esclarecimento de dúvidas.

“Estamos trabalhando em prol do desenvolvimento e fortalecimento da educação no Estado, proporcionando meios para promover a integração de projetos e atividades escolares aos conteúdos ministrados”, concluiu a diretora do DEB.

Este já é o terceiro encontro com os profissionais coordenadores pedagógicos. São momentos importantes para a troca de experiências, aquisição de novos conhecimentos, discussão de práticas pedagógicas e avaliação das ações desenvolvidas.

CORREÇÃO DE FLUXO – A distorção do fluxo escolar, também chamada de defasagem idade-série, pode ser definida como o atraso de dois ou mais anos de alunos matriculados no sistema de ensino. Os motivos para o atraso desses estudantes são diversos: repetência, reprovação, abandono, ingresso tardio na escola e dificuldades de aprendizagem estão entre as principais razões.

A correção de fluxo está prevista na Lei n° 9394/96, da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), dentro do capítulo da Educação Básica e possibilita a aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

Em Roraima, 11 escolas oferecem turmas de aceleração: Fernando Granjeiro, Buritis, Dom José Nepote, Severino Cavalcante, Presidente Costa e Silva, Fagundes Varela, Colégio Estadual Militar (CEM) Luiz Ritler Brito de Lucena, CEM Pedro Elias, Antônia Coelho de Lucena, Maria Raimunda Mota de Andrade e Penha Brasil.