Cotidiano

Corpo de Bombeiros anuncia mais seis postos de combate no Estado

Encerramento da programação da Semana dos Bombeiros foi marcado por avaliação dos trabalhos realizados pela Corporação

No encerramento das comemorações da Semana dos Bombeiros, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), coronel Cláudio Amaral, disse que a meta é expandir as ações da corporação para em pelo menos mais três pontos da Capital e mais três para os municípios do interior do Estado. Segundo ele, um planejamento já está sendo feito e um projeto construído para adotar o modelo de expansão que será enviado para análise do Governo do Estado.  

“Nossa meta, nestes quatro anos da governadora Suely Campos [PP], é expandir nossas ações para alguns pontos de Boa Vista, que se tornam muito distantes dos dois quartéis que temos hoje. Os bombeiros trabalham com tempo resposta e, quanto mais distantes estivermos da ocorrência, mais difícil será a pronta-resposta quando formos acionados”, frisou.

Os dois únicos quartéis em Boa Vista são o da Avenida Venezuela, próximo ao viaduto, que atende a área leste, e o do Cambará, que atende toda a área Oeste da cidade. “Essa proximidade com o local da ocorrência pode significar a vida e a morte de uma pessoa, num resgate ou a perda de um patrimônio, no que diz respeito ao incêndio. Por isso temos que expandir os postos de atendimentos e chegar com mais rapidez”, disse.

Ele justificou a construção de um posto no bairro Caranã, onde serão atendidos os bairros Cauamé, União e Jardim Caranã, além das proximidades. Um posto também será instalado no bairro Paraviana, na zona Leste, para cobrir os bairros Caçari, Estados e Canarinho. Outro ponto deve ser construído no Distrito Industrial, zona Sul, por ser uma área de muitas indústrias suscetíveis a incêndios.

Os 14 municípios do interior do Estado são guarnecidos por apenas dois postos. Um em Rorainópolis, Sul do Estado, e outro em Pacaraima, região Norte. Dentro do plano de expansão serão atendidos os municípios do Bonfim, região Leste, por ser uma área de fronteira com a Guina e estar numa faixa de livre comércio; no Município de São João da Baliza, Sul do Estado que fica entre os municípios de São Luiz do Anauá e Caroebe (Sudeste), e outro ponto em Mucajaí, Centro-Oeste do Estado. “Se o bombeiro demorar mais de 20 minutos para chegar ao local a fim de atender a ocorrência, é como se ele não existisse. Por isso, temos que ter bombeiro em vários pontos do Estado”, justificou.

A corporação é formada por 486 bombeiros, que é suficiente para realizar as ações nos quartéis e pontos de combate existentes hoje, conforme Amaral. Mas, com a expansão de pontos na Capital e nos municípios do interior, será necessária a contratação de mais pessoas. “Há a possibilidade de se chamar, ainda este ano, novos bombeiros através do concurso público já realizado, ou se a governadora optar por fazer outro concurso para o preenchimento de novas vagas”, disse, ressaltando que cerca de 50 bombeiros, ainda do ex-Território, devem estar se aposentando nos próximos dois ou três anos.

Quanto às viaturas de combate a incêndios, Cláudio Amaral informou que Boa Vista é dotada de dois carros e mais três viaturas estão no interior do Estado. “Teríamos que ter pelo menos mais dez carros de combate a incêndio para poder dar uma resposta às ocorrências e atender à demanda da Capital”, frisou, acrescentando que estão chegando, este ano, dois carros com capacidade de 5 mil litros cada e mais um de 10 mil litros, além de um carro com capacidade de seis mil litros, através de convênio com a Infraero, que tem dez anos de uso, mas que dá para atender à demanda local, segundo o coronel.

   
Corporação recebe reforço de cinco viaturas

O Corpo de Bombeiros recebeu cinco viaturas do modelo Cobalt, que serão utilizadas para serviços administrativos. Os carros foram adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado, no valor R$ 214 mil. A entrega ocorreu na manhã de ontem no Quartel do Comando, na Avenida Venezuela, durante solenidade que serviu de encerramento da semana comemorativa ao Dia do Bombeiro, que reuniu autoridades militares e contou com a presença da secretária chefe da Casa Civil, Danielle Ribeiro Campos Araújo, que representou a governadora Suely Campos.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edivaldo Amaral, ressaltou que também foi autorizada, pela governadora, a compra de mais dois caminhões de combate a incêndio, ao custo de R$ 520 mil cada veículo. O primeiro já foi adquirido e está sendo adaptado, devendo ser entregue à corporação até meados de outubro. O segundo deve chegar até o primeiro trimestre do próximo ano. “A governadora reconhece a importância da atuação dos bombeiros para a população, por isso não mede esforços para melhorar a qualidade de trabalho desses profissionais”, ressaltou Daniele Campos.

Vencedores dos torneios esportivos são premiados

No evento desta sexta-feira, foram premiados os profissionais e equipes vencedoras das modalidades de vôlei, tênis de mesa, natação, dominó, futebol e bombeiro de aço – competição que integra um circuito de atividades rotineiras para os bombeiros, como subida de corda e atendimento a vítimas. Os jogos ocorreram durante toda a semana em comemoração ao Dia dos Bombeiros, celebrado nacionalmente no dia 2 de julho.

Além disso, ocorreu a conclusão do curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, com 28 profissionais que durante oito semanas realizaram a capacitação e estão aptos a serem promovidos de 2º para 1º sargento, conforme disponibilidade de vaga.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edivaldo Amaral, disse que outros 25 oficiais estão sendo preparados e devem ser formados até o final do ano.