Cotidiano

Corpo de Bombeiros auxilia nas buscas

Aeronave desapareceu no domingo quando foi remover mulher com recém-nascido no Baixo Rio Branco, no extremo Sul do Estado

Duas equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para a região do Baixo Rio Branco, no Município de Rorainópolis, Sul do Estado, para auxiliar na busca do avião Cessna U206G, matrícula PP-FFR, pertencente ao Governo do Estado de Roraima, que desapareceu após decolagem na manhã deste domingo, na Vila Santa Maria do Boiaçu, em direção a Boa Vista.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Alexson Mamed, informou que familiares do técnico em enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Anderson Teixeira, 32 anos, que estava à bordo da aeronave acompanhado do piloto, de uma paciente com complicações pós-parto, uma criança recém-nascida e uma acompanhante no nono mês de gestação, solicitaram apoio nas buscas.
“Nós nos comprometemos a enviar duas equipes para realizar as buscas no curso do Baixo Rio Branco, mas é importante destacar que o nosso trabalho é apenas complementar. O trabalho principal para a localização desta aeronave está sendo feito pelos militares da Força Aérea Brasileira [FAB]”, disse Mamed.
O comandante explicou que uma equipe saiu de Boa Vista rumo a Caracaraí, Centro-Sul do Estado, na terça-feira, com dois bombeiros, um médico e um enfermeiro do Samu. No município, mais três bombeiros integrarão a equipe de buscas. Ele frisou que os trabalhos serão iniciados hoje, pela manhã. “A equipe irá primeiramente explorar o leito do Rio Branco com duas embarcações, uma com materiais e equipamentos e a outra com as equipes”, disse.
Duas equipes com cinco bombeiros e um médico do Samu foram empregados nesta missão. Os profissionais pernoitaram em Caracaraí e saíram logo cedo para iniciar as buscas pelo Rio Branco, no trecho entre Caracaraí e Santa Maria do Boiaçu, região do Baixo Rio Branco”, declarou Mamed.
O coordenador geral do Samu do Município do Cantá, o enfermeiro Tomi Marli, participou da reunião e disse que os profissionais estavam dispostos a colaborar nas buscas. “Viemos trazer o nosso apoio para agregar as equipes dos bombeiros. Vamos disponibilizar profissionais para dar o primeiro suporte hospitalar quando a aeronave for localizada”, disse.
O chefe da Casa Militar, o coronel Amaro Júnior, informou que nenhum vestígio da aeronave foi encontrado nas buscas iniciadas na manhã desta segunda-feira, 27, por equipes da FAB. “Temos que aguardar o próximo boletim com informações das buscas, mas, até o momento, nada foi encontrado”, disse.
Júnior destacou que problemas causados por uma suposta falta de manutenção na aeronave estão descartados, pois a última revisão foi feita há menos de duas semanas. “O avião estava em Manaus passando por uma revisão. Se tivesse apresentado algum problema mecânico, o piloto não levantaria voo”, disse. (I.S)