Cotidiano

Corpo de Bombeiros celebra 17º aniversário

Solenidade foi realizada no Quartel do Comando Geral e oito militares foram promovidos na última formatura do ano

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) encerrou os eventos oficiais de 2018 com uma formatura especial na manhã desta sexta-feira, dia 21, no Quartel do Comando Geral. A solenidade marcou o 17º aniversário de emancipação da Corporação da estrutura orgânica da PMRR (Polícia Militar de Roraima), ocorrida em 19 de dezembro de 2001.

O ato solene ficou registrado como a primeira formatura geral sob o comando do coronel Jean Cláudio de Souza Hermógenes, novo comandante Geral do CBMRR tendo como subcomandante o coronel Anderson Carvalho de Matos. A solenidade foi presidida pelo vice-governador eleito Frutuoso Lins e durante a cerimônia ocorreu o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais para 13 capitães, além da promoção de oito oficiais, que nesta data, completam 29 anos e meio de efetivo serviço prestados a instituição.

O vice-governador eleito, Frutuoso Lins, afirmou que a cerimônia que encerra o ano dos Bombeiros é uma das recompensas para quem trabalha diariamente para garantir a vida das pessoas. “A rotina desses servidores é de arriscar a própria vida, em detrimento da população. Paralelo a isso, eles ainda têm a preocupação com aperfeiçoamento. Quem ganha é a sociedade. Além desses que se esforçam em capacitação, dou os meus parabéns aos que entrarão na reserva: já fizeram muito por nós”, falou.

Atualmente o CBMRR possui oito postos de serviços na capital e no interior e atua com um efetivo de 535 bombeiros militares, sendo 446 homens e 89 mulheres. Destes, 18 militares ainda são nobres precursores do Bombeiro Orgânico, oriundos do antigo Território Federal de Roraima e os demais 517 são militares estaduais, servidores públicos empossados mediante provimento em concurso público.

Inicialmente as atividades de bombeiro militar foram criadas como elemento de execução da Polícia Militar e sempre existiram em defesa da sociedade roraimense, pois o histórico da Corporação está diretamente vinculado à Criação da Guarda Territorial, datada de 1943, que até a criação da Policia Militar de Roraima foi o órgão responsável pela segurança da sociedade, onde já se incluía os serviços de bombeiros em resposta a população de Boa Vista.

COMANDANTES – Durante seus 17 anos de emancipação, o CBMRR passou pelo comando dos coronéis Edivaldo Cláudio Amaral, de 2001 a 2004; Coronel Paulo Sérgio Santos Ribeiro, de 2004 a 2010; Coronel Manoel Leocádio de Menezes, de 2010 a 2014; Coronel Alexon Sueide Rabelo Mamed, que permaneceu por nove meses do ano de 2014 e num feito histórico, assume o comando da corporação o coronel revertido da Reserva Remunerada, Edivaldo Cláudio Amaral, tornando-se o primeiro comandante a assumir por duas vezes o comando da corporação de 2015 a 2017; quando então, pela primeira vez à frente da corporação assume um Oficial Estadual, o coronel Doriedson Silva Ribeiro, que permaneceu no cargo até 11 de dezembro do em curso.