Com o intuito de melhorar a prestação de atendimentos de urgência e emergência à Pessoas com Deficiência (PcD), o Corpo de Bombeiros Militares de Roraima (CBMRR) lançou nesta segunda-feira, 30, um manual com um novo protocolo de atendimento a essa população em Roraima. O serviço irá garantir o atendimento adequado às necessidades específicas das pessoas com deficiência.
O protocolo será ativado assim que o atendimento pelo 193 ou pelo 190 identificar a deficiência do solicitante ou do paciente. O Sub Comandante do CBMRR, Coronel Gewrly Batista Melo, explica que a ação é pioneira no país e também irá ingressar nos próximos cursos de formação da instituição.
“A partir daí o bombeiro capacitado, vai saber direcionar, passar as primeiras orientações e destinar a equipe específica para atender essa pessoa com deficiência. E a depender da ocorrência, a gente vai conseguir atender com mais especificidade, com mais propriedade e humanidade essas pessoas”, explicou o Coronel Gewrly.
O Manual foi feito em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COED) que auxiliou na discussão das técnicas abordadas pelos bombeiros. A presidente do Coed, Virgínia Nascimento, explica a importância dessa ação do CBMRR para a população PCD em Roraima.
“A gente tem falado do processo de inclusão social há muitas décadas, todo esse processo de luta da pessoa com deficiência tem uma caminhada por trás. A sociedade precisa se preparar para receber um PCD, essa iniciativa do CBMRR vem de encontro a isso. De tornar esse serviço acessível para todos, começando atraés da equidade, que é abordando a necessidade de cada um”, relatou a Presidente.