O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) recebeu nesta quarta-feira, 17, o apoio de 56 militares do Exército Brasileiro e seis caminhões de transporte de pessoal para auxiliar no combate à estiagem que assola o Estado. A previsão é que essa equipe saia amanhã de manhã, 18, da sede do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) para bases localizadas no Interior do Estado.
De acordo com o comandante-geral do CBMRR, Edvaldo Amaral, a previsão é que Roraima receba ainda equipes de outros estados do país. “São 34 bombeiros de Manaus atuando junto conosco, com a previsão de chegada de mais 20. O estado de Goiás também pretende enviar em torno de 100 bombeiros, 50 do Distrito Federal e mais 50 do Rio de Janeiro”, relatou. A previsão é que os militares cheguem ao Estado a partir da semana que vem.
O Corpo de Bombeiros também já conta com a presença de 18 homens da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) da Polícia Militar de Roraima (PMRR) e servidores da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Humanos (Femarh) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para atuar juntos aos militares dos Bombeiros para intensificar a fiscalização.
“Com essas chuvas diminuiu bastante os focos de incêndio, mas tão logo voltou o sol, aumentou o número de focos, agora são aproximadamente 180”, informou o comandante reforçando que é preciso agir agora considerando que no resto do mês de fevereiro, março e abril não há previsão de chuvas para a região.
Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 18.