Cotidiano

Corregedoria analisa 50 processos contra agentes penitenciários

Alguns agentes já sofreram advertência, punições, multas e suspensões; Sejuc afirma que caso haja comprovação de irregularidades haverá demissões

De 280 agentes penitenciários ativos em Roraima, 50 respondem a processos na Corregedoria da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sejuc).

Segundo o secretário da Sejuc, Josué Filho, para alguns já foram aplicadas advertência, punições, multas e suspensões e se for comprovado irregularidades no comportamento, logo haverá demissões. 

O trabalho de um agente penitenciário gira em torno da ressocialização do apenado, zelo pelo sistema prisional, sem confundir o seu trabalho com o exercício da atividade policial, seja militar ou civil.

“Alguns confundem suas atribuições, o que acaba ocasionando um número elevado de reclamações de maus tratos dos próprios reeducandos, familiares, médicos e de outros servidores”, completou Josué. 

A Secretaria de Justiça e Cidadania ressalta que tem investido em cursos nas áreas de humanas, comportamento, além de ter melhorado as instalações e o ambiente de trabalho, e está buscando soluções para que o relacionamento entre os servidores e os presos seja harmonizado.

Com informações do Governo do Estado.