Uma informação pouco divulgada porém muito útil é a de que, por meio da inscrição no Correio Aéreo Nacional, é possível viajar em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) sem pagar um centavo.
Qualquer cidadão pode embarcar em aeronaves de transporte da FAB e ir para diversas localidades do Brasil. O serviço é gratuito e ilimitado, no entanto, a experiência é diferente de um voo comercial.
O passageiro, entretanto, não escolhe o dia ou horário da viagem no avião da FAB, pois os voos não são regulares como os de uma companhia aérea. Em vez disso, a pessoa seleciona um intervalo de 15 dias. Se nesse espaço de tempo surgir uma vaga na aeronave que vai para o destino informado na ficha de inscrição, o cidadão é chamado para o voo.
Como participar?
O interessado deve comparecer a um posto do CAN -localizado na Base Aérea de Boa Vista-, informando o local de destino e fornecer documentos como RG, CPF e comprovante de residência.
Além disso, ao se inscrever, o viajante deve lembrar que a disponibilidade de voos depende da existência de missões da Força Aérea Brasileira.
Confira abaixo os lugares que contam com um posto do Correio Aéreo Nacional:
Centro-Oeste: Brasília/DF e Campo Grande/MS
Nordeste: Fortaleza/CE, Natal/RN, Recife/PE e Salvador/BA
Norte: Belém/PA, Boa Vista/RR, Manaus/AM e Porto Velho/RO
Sudeste: Pirassununga/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP
Sul: Canoas/RS, Florianópolis/SC e Santa Maria/RS
Para facilitar o contato com um desses postos, o site da Força Aérea Brasileira disponibiliza uma lista de telefones das unidades de cada cidade.