Os usuários dos Correios em Roraima continuam reclamando do atraso na entrega de encomendas e correspondências. Mesmo comprovando, por meio do acompanhamento do envio postal, os Correios negam a existência da correspondência na agência.
Há ainda denúncias de extravio e perda de encomendas, entrega em endereços errados e atrasos na entrega. Em alguns casos, cartas de cobrança chegam com até 15 dias de atraso; Sedex, com 20 dias, e o serviço Prática Acessível e Confiável (PAC), com até 60 dias de atraso.
É comum ver todos os dias centenas de pessoas comparecerem ao depósito de encomendas dos Correios, localizado na avenida Benjamim Constant, no bairro São Vicente, na zona Sul, em busca de encomendas, correspondências e de uma explicação sobre o problema. Porém, as respostas não satisfazem os clientes, que se sentem lesados com o problema.
O empresário Max Scholler comprou uma ferramenta pela internet e aderiu ao plano dos Correios para entrega em 32 dias úteis, mas só recebeu a encomenda depois de passar mais 25 dias além do prazo. Entre idas e vindas aos Correios, ele disse que o sistema de rastreamento acusava que a mercadoria havia sido enviada para Boa Vista, porém, passado o prazo, a empresa não acusava que havia chegado.
“A loja onde comprei disse que procurou os Correios para identificar onde estava a mercadoria que comprei, mas eles disseram que não sabiam. Diante disso, a loja até havia feito um acordo comigo para enviar outra ferramenta, pois os Correios diziam que não sabiam o que havia acontecido. Mas, antes de ser enviada outra ferramenta, a primeira apareceu em Boa Vista e foi entregue na minha casa 25 dias depois de vencer o prazo”, afirmou.
Outro caso aconteceu com a jornalista Cyneida Correia, que afirmou ter encontrado dificuldade para receber uma encomenda no prazo estipulado. Ela disse que ocorreu a mudança de endereço do depósito de encomendas dos Correios, que antes atendia na avenida Venezuela e que passou para a avenida Benjamin Constant sem haver uma ampla divulgação.
“Acredito que, com a mudança para o novo endereço, as novas correspondências e encomendas que foram chegando ficaram em cima das antigas que foram transferidas para a nova agência. Isso provocou um atraso muito grande na entrega, o que tem prejudicado os usuários. Basta ir lá para ver que está tudo desorganizado e amontoado. E os servidores não fazem a entrega nem você indo lá buscar”, protestou.
Segundo ela, muitos usuários chegam ao local com a informação, via sistema de rastreamento, confirmando que a mercadoria já está em Boa Vista, mas lá os usuários são informados que não existe nada no sistema. Ela adquiriu uma encomenda através do PAC, que entrega em até 20 dias úteis. “Mas a entrega só aconteceu 45 dias úteis depois, ao completar 60 dias do pedido feito. Mas o pior foi ser informada que a encomenda não constava no sistema, mas que na verdade já estava aqui”, frisou.
Ela informou que o problema só foi resolvido depois que resolveu reclamar e ainda foi ameaçada por um servidor que afirmou que chamaria a Polícia Federal para prende-la.
“Foi quando apareceu o carteiro do meu bairro e encontrou a minha encomenda. As encomendas estão lá, e não é só o meu caso que apresentou problemas, mas de outras 25 pessoas que estavam no local procurando suas encomendas e não as encontravam. Paguei por esse serviço e só estou cobrando que cumpram com o que prometeram na execução do serviço, que era para entregar na minha casa. Mesmo indo buscar nos Correios, ainda é preciso gritar para sermos atendidos. E o problema, pelo que percebi, é que os servidores não querem ter o trabalho de procurar a encomenda”, frisou.
CORREIOS
Em nota, a assessoria de imprensa dos Correios em Boa Vista informou que os problemas estão ocorrendo pela mudança de endereço.
“Recentemente, mudamos de prédio e, com isso, estamos realizando algumas mudanças de layout e Sistema Operacional de Tratamento de Encomendas. Com a mudança para o novo prédio, nosso link de internet está intermitente e apresentando lentidão. No entanto, a contratada já foi acionada no sentido de solucionar o problema”, frisou.
Para melhorar o atendimento, a assessoria informou que a empresa está adotando uma série de medidas e destacou, entre elas, estar trabalhando nos fins de semana e alocando pessoal do administrativo com o objetivo de reduzir o acúmulo de encomendas a fim de manter os prazos e garantir a qualidade de nossos srviços.
Quanto ao número de servidores, que seria suficiente para atender Boa Vista, a assessoria informou que o número está dentro do padrão estipulado pela empresa para a entrega de encomendas, mas não informou quantos servidores existem hoje em Boa Vista.
Sobre a falta de combustíveis, apontada na primeira reportagem com justificativa para a demora na entrega, a assessoria informou que já foi solucionado através de um novo contato para atender o fornecimento de combustível. (R.R)