Seja por receio de virar meme no ‘show dos atrasados’, ou a necessidade de chegar na hora a fim de não perder a prova, em Boa Vista, capital de Roraima, foram poucos os candidatos que deram de cara com os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fechados.
A reportagem da Folha esteve nas escolas Vitória Mota Cruz e Gonçalves Dias, além da Universidade Federal de Roraima, para acompanhar o movimento para o primeiro dia da prova impressa, e registrou a correria dos atrasados.
A reportagem presenciou vários estudantes, que desceram correndo no momento em que os portões da Universidade fechavam e outros que confundiram o local da prova e estavam em um bloco diverso daquele onde deveriam estar.
No entanto, o medo de virar meme e de perder a prova fez com todos corressem e conseguissem alcançar os portões a tempo. Na UFRR, uma viatura da Polícia Federal passava pelos locais de prova vistoriando a chegada dos candidatos. Não houve registro de problemas.
Muitos estudantes chegaram inclusive adiantados e conversaram com a reportagem. Juliana que estava fazendo Enem em busca de uma vaga em Medicina estava nervosa e tinha receio da ansiedade. Era a primeira vez que faziam Enem mas disse estar preparada.
“Trouxe lancha, banana, barra de cereal e estou bastante nervosa mas acredito que dará tudo certo Quero estudar Medicina, tem a ver comigo e com o que quero para meu futuro e espero conseguir a pontuação necessária”
Outra aluna que também fez o Enem em busca de uma vaga em Medicina é Ana Julia. Ela já fez o Enem a primeira vez em busca de uma vaga no curso e não passou e hoje cursa enfermagem.
“É uma prova cansativa mas as expectativa são sempre boas com a Enem a gente entra por curso que quiser se tiver a nota então as expectativas são sempre boas. Eu quero Medicina e desta vez acredito que vou conseguir. Trouxe barra de cereal, amendoim e chocolate para dar energia”
Enem 2022
Neste domingo (13/11), cerca de 8 mil estudantes roraimenses devem realizar o primeiro dia da prova impressa, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Enem será dividido em provas que acontecerão em dois dias distintos. O que muda entre os dois dias é o tempo de duração da prova.