Cotidiano

CPF poderá ser emitido com a certidão de nascimento

O convênio foi firmado esta semana com os Cartórios do 1º e 2º Ofício do Estado

Em dezembro de 2015 foi implementado o serviço de emissão dos Cadastros de Pessoa Física (CPF) nos cartórios de registro civil de pessoas naturais. 

Desde então, 972 cartórios aderiram ao convênio com a Receita Federal e, somente no mês de dezembro, emitiram um total de 33.569 CPFs em todo o País.

Em volume de emissão de CPFs, os cartórios já ultrapassaram o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal e só ficam atrás dos Correios. Há previsão de que até o final deste ano eles se tornem os principais emissores do documento no país.

O procedimento para que o CPF seja informado na certidão é rápido e simples. O que muda é o procedimento do cartório, que antes de emitir a certidão encaminha as informações para a Receita Federal e recebe de volta o número do recém-nascido. Em muitos casos a facilidade é ainda maior já que muitos bebês são registrados na maternidade. Os pais recebem a certidão no quarto do hospital.

E a partir de 5 de abril os bebês de Roraima já poderão sair da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré com o CPF nas certidões de nascimento. O convênio foi firmado esta semana com os Cartórios do 1º e 2º Ofício do Estado.

Outra novidade da certidão com o CPF é que, a partir de agora, os cartórios não informam mais a Receita Federal apenas o nome da mãe, mas a filiação, garantindo os direitos dos casais homoafetivos.

O Delegado da Receita Federal em Boa Vista Omar de Souza Rubim Filho, fala da importância do convênio. “A expansão dos serviços relacionados ao CPF atende ao Decreto nº 6.289/07, que incluiu o Cadastro de Pessoas Físicas na lista de documentos civis básicos, assim como o Registro Geral (RG) e a Carteira de Trabalho de Previdência Social (CTPS)”.

A inscrição do CPF nos cartórios agrega qualidade e segurança ao cadastro da Receita Federal. Além disso, o serviço reduz o risco de fraudes, principalmente às relacionadas a homônimos (pessoas com nome e data de nascimento iguais) é gratuito e traz comodidade para o cidadão que necessita inscrever seu filho para os mais diversos fins.

O serviço de CPF nos cartórios, além de facilitar o acesso a esse documento, traz comodidade para o cidadão, que obtém por meio de uma única solicitação dois documentos civis básicos, imprescindíveis ao exercício da cidadania.

Com informações da Receita Federal.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.