Cotidiano

Cresce a procura por praias

Considerados ambientes acessíveis para todos os públicos, as praias da capital têm sido o programa favorito de muitas famílias boa-vistenses

Nas férias, as praias de Boa Vista têm sido um dos programas preferidos dos munícipes. Por conta das altas temperaturas, é quase impossível não resistir àquele revigorante banho de rio, seja sozinho ou acompanhado.

O mecânico Waldir de Souza, 52 anos, é uma dessas pessoas. Ele contou que todo final de semana costuma levar a família para um refrescante passeio na Praia do Cauamé, situada na saída Norte do Estado. “É um divertimento que está bem perto de casa, não é caro e que todo mundo pode se divertir à vontade”, disse.

Além da fácil acessibilidade, as praias também acabam se tornando o ganha-pão de muitas pessoas. Um exemplo disso é a barraca de Antônio Costa. O ambulante de 35 anos disse que nas altas temporadas costuma faturar com a venda de doces e bebidas. “É uma opção para as pessoas que só querem curtir um pouco a praia, e quando há eventos, é melhor ainda para a gente que trabalha de forma autônoma”, comentou.

Para dar mais segurança, homens do Corpo de Bombeiros são designados para dar orientações para banhistas e visitantes. “Nesse final de ano, a movimentação está bem tranquila, costumando a aumentar somente no período das 16 horas. Como o rio está raso, a gente orienta sempre os banhistas a evitarem pular de cima das margens altas e também a terem cuidado redobrado com crianças, até para garantir o divertimento das pessoas”, ressaltou o soldado CBM Márcio.

Outra praia que também tem sido bastante procurada pela população é a da Polar. Localizada no bairro Caçari, zona Norte, o local é um dos mais queridos pelos amantes de sol e água fresca. “Não tem lugar melhor que aqui. É tranquilo, não é difícil de chegar e é um espaço muito bom para trazer toda a família”, afirmou a gerente de caixa, Ana Lúcia Castro.

Além dos ambulantes e barracas de comidas, o local conta também com dois restaurantes. Um deles é o de Gil Andrade. “A gente oferece desde cervejas e refrigerantes aos pratos regionais à base de peixes, como dourado, matrinchã e tambaqui. Há ainda a opção de tira-gostos, como carne de sol e filé com fritas.

São 12 anos trabalhando no mesmo lugar, tendo o prazer de desfrutar dessa linda visão do rio”, destacou.

Apesar da satisfação em servir pessoas, Andrade comentou que a praia poderia ser melhor aproveitada se a Prefeitura de Boa Vista trabalhasse mais ações junto aos comerciantes, o que atrairia mais pessoas ao local.

“A situação poderia estar melhor se a prefeitura desse mais condições de desenvolvimento para os comerciantes das praias, principalmente atraindo mais turistas. Aqui, por exemplo, nós solicitamos há cinco anos a implantação de banheiros químicos. Seria mais uma comodidade para os visitantes, mas nunca recebemos resposta”, frisou.

Outra reclamação do comerciante é em relação às ações de limpeza do ambiente. Conforme ele, a localidade é limpa pelas equipes da coleta de lixo apenas uma vez por semana. Não fosse a iniciativa dos próprios comerciantes, a situação seria outra.

“A Prefeitura vem sempre na segunda-feira para fazer a limpeza, mas durante os outros dias, quem limpa o ambiente é o próprio comerciante. Não que isso esteja errado, até porque a responsabilidade é nossa, mas nos últimos meses, a Praia da Polar tem carecido bastante de ações nesse sentido e, de alguma maneira, isso tem espantado um pouco o visitante, principalmente que vem de fora”, ressaltou.

Durante a reportagem na Praia da Polar, a Folha flagrou carros estacionados bem próximos à margem da água, uma infração grave, que pode gerar multa de até R$ 5 mil. Não havia sequer uma equipe de meio ambiente orientando os banhistas irregulares.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a limpeza das praias da capital ocorre de acordo com o cronograma de coleta de lixo, sendo feita de quarta a sábado. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMGA), nos últimos seis meses, nenhuma reclamação de sujeira, ausência ou atraso das coletas foi registrada na Central 156.

Sobre as infrações cometidas por banhistas que estacionam carros próximos à água, a nota afirma que uma ação para aumentar a fiscalização, principalmente no período de verão e férias, está sendo montada pela SMGA e Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN). A previsão é de que a mesma tenha início nas próximas semanas. “Com relação ao lixo e aos carros estacionados em locais irregulares, a prefeitura pede a conscientização da população para tornar as praias um lugar seguro e agradável para todos”, destacou.

Sobre o fomento ao turismo, a Prefeitura ressalta que, em 2015, desenvolveu uma série de ações para atrair a população para curtir a natureza e espaços públicos da capital. Estas ações envolveram propaganda, conscientização e eventos realizados nesses locais. “Um exemplo disso é o ‘Jogos de Verão’, um evento inédito, criado em 2014, que encheu a Praia do rio Branco e muitos outros igarapés de opções de esportes de areia e aquáticos”, finalizou. (M.L)