Cotidiano

Cresce em mais de 1500% o número de casos confirmados de dengue

97 casos confirmados de janeiro até maio desse ano. Ano passado, no mesmo período, foram apenas seis casos

Dores no corpo, falta de apetite, febre, sensação de frio, coceira e manchas vermelhas na pele. Esses foram os sintomas que Etelvina Quécio, 50 anos, apresentou durante o diagnóstico de dengue, doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. 

Em Roraima, dados da Secretaria de Saúde (SESAU), apontam 97 casos confirmados de janeiro até maio desse ano. Ano passado, no mesmo período, foram apenas seis casos, o que representa aumento de 1.516%. Não foram registrados óbitos em decorrência da doença.

O ministério da Saúde alertou o sistema de vigilância dos municípios sobre reforços em medidas de combate à proliferação do mosquito, além de ressaltar o papel da população no combate da dengue. Foram disponibilizados pelo governo Federal apoio técnico, insumos com larvicidas para combate ao vetor, e veículos popularmente conhecidos como carros do fumacê para que os gestores estaduais, juntamente com os municipais, usem na aplicação de campanhas contra o mosquito Aedes aegypti com orçamento de R$ 1,73 bilhão em 2018 para todo o país.

Conforme a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), o governo Estadual quer fortalecer as ações de combate à doença e após participar de evento com autoridades do Núcleo de Controle de Febre Amarela e Dengue reativou a sala de situação, que tem como finalidade fortalecer e atualizar as ações intersetoriais no combate ao Aedes aegypti.

 “A iniciativa fará com que todos os setores envolvidos possam fazer sua parte e atuar ativamente no combate ao mosquito transmissor da dengue. Alguns dos assuntos que iremos debater serão mobilização social e educação em saúde, que são de extrema importância nesse processo” afirmou Rosângela Santos, gerente do Núcleo de Controle de Febre Amarela e Dengue”

Já a Prefeitura de Boa Vista disse por meio de nota que existem atividades de controle e combate ao mosquito feito por 78 agentes que fazem visita domiciliar à população da capital e ressaltou que a adoção de hábitos na limpeza dos quintais contribui para o combate da doença.

 “Todos os dias os agentes estão nas ruas fazendo visitas domiciliares realizando o combate e controle do mosquito através de educação em saúde, eliminação mecânica de criadouros e tratamento químico em depósitos não passíveis de remoção ou onde não foi possível outra medida física. Além da parceria com as unidades básicas de saúde e agentes comunitários”

Médica alerta sobre o uso da automedicação em casos de dengue

A médica Magda Noleto falou sobre os sintomas da doença, que pode ser confundida com gripe, e os riscos da automedicação (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

Conforme explicado pela Médica Magda Noleto, o uso da automedicação pode piorar os sintomas da dengue. Por isso, pacientes devem evitar tomar remédios sem a orientação de um profissional da saúde.

“Alguns remédios podem ser perigosos se utilizados em caso de dengue. Produtos com princípios ativos naturalmente anticoagulantes aumentam as chances de hemorragias e podem agravar a doença”

Ainda de acordo com Magda, os sintomas podem facilmente ser confundidos com gripe, com duração de até sete dias, por isso orienta que pacientes procurem Unidades de saúde e hospitais.

“O paciente com dengue apresenta cansaço, enjoos e vômitos. Algumas pessoas relatam que após dias da melhora desses sintomas ainda apresentam dores musculares. O Tratamento é feito por uso de fluidos e de medicamentos para a dor, incluindo ingestão de líquidos e analgésicos específicos. Casos mais graves devem ser encaminhados às internações hospitalares”.

A transmissão da dengue é feita pela picada do mosquito fêmea, que ao picar uma pessoa infectada pode levar até quatro variações do vírus pelo período de 14 dias. “Todas as variações apresentam o mesmo sintoma em contato com o organismo humano, mas caso ocorra segundo episódio da doença, há riscos de manifestações mais graves como a dengue hemorrágica”, explicou.