Cotidiano

Cresce procura por cursos preparatórios

Além de preços acessíveis, os concurseiros podem contar ainda com flexibilização de horários para intensificar os estudos

O ano de 2015 promete ser promissor para quem deseja conseguir um trabalho no setor público. Muitos editais de concurso público já foram publicados e a expectativa é que haja mais vaga. Conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, serão disponibilizados 28.957 cargos federais, superando os 20 mil registrados no ano anterior.
Desse total, 13.974 são para o Poder Executivo, Banco Central, Receita Federal, Ministério da Fazenda e Instituo Nacional de Seguridade Social (INSS). Outras 15 mil vagas, aproximadamente, são para a área da Justiça, como tribunais (9.177), Defensoria Pública (3.897) e Ministério Público da União (1.879).
Apesar do aumento de vagas, conseguir inserção no setor público poderá ser bem mais complicado esse ano. Segundo o presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Marco Antônio Araújo Júnior, o quadro de estagnação econômica que o País enfrenta pode elevar também a concorrência. “Quando a economia dá sinais de problemas, é normal que as pessoas se voltem para a carreira pública. Então, 2015 será um ano com muitos concursos, mas também com muitos concorrentes”, disse.
Com o aumento da disputa pelos cargos, os cursos preparatórios têm sido a salvação para muitos concurseiros, e antecipação tem sido a palavra de ordem. “Antigamente, os concurseiros só iniciavam a maratona de estudos quando saíam os editais, só que eles não se alertavam para a quantidade de assuntos a serem abordados em pouco tempo. Agora é diferente. Antes mesmo de sair a informação oficial, eles estão optando por se prepararem primeiro, depois pensar em intensificar os conhecimentos específicos do cargo que eles almejam”, disse o coordenador-geral do cursinho Acadêmico News, Tay Fong.
Para a administradora do cursinho Cuca Colégio e Cursos, Kelly Freire, o perfil do concurseiro roraimense mudou em relação aos anos anteriores. “Hoje em dia, o concurso público em Roraima vem apresentando um novo perfil de concurseiro, que são aqueles que estão se preparando mais e concorrendo para concursos em outros estados. Nós tivemos, no ano passado, uma turma que prestou concurso para a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, inclusive muitos foram aprovados. Nós tivemos também turmas do Sul do Estado que participaram dos ‘aulões’ de final de semana, que também conseguiram ótimos resultados. Então, isso mostra que o concurseiro de Roraima evoluiu e agora não está deixando a desejar em nada para os dos demais estados do País. As vagas que antes eles tomavam da gente, hoje a gente compete de igual com eles”, destacou.
Para a gestora, o mercado roraimense de cursos preparatórios oferece preços acessíveis para quem de fato deseja se destacar nos estudos, além de opções de horários mais acessíveis. “Os alunos já não possuem mais restrição de horários ou dias para estudar. São sempre elaboradas possibilidades para que eles estudem da melhor forma possível. “Além da semana, nós oferecemos os ‘aulões’ aos domingos, quando eles estudam o dia inteiro. Durante o período de final de ano, nós tivemos uma aula especial no dia 24 com o professor Neto [José Maria Neto]. Se eu marco um ‘viradão’, posso ter a certeza de que eles vão comparecer. Então, isso mostra o empenho e a dedicação das pessoas em querer aquilo, com seriedade e de não levar na brincadeira”, frisou. (M.L)