Cotidiano

Cresce procura por supermercados no horário noturno em Boa Vista

O hábito de fazer compras nos supermercados durante o período da noite já está se tornando comum entre os roraimenses. De acordo com os próprios consumidores, grande parte dessa mudança de hábito se deu justamente pela rotina diária de trabalho, quando as pessoas dispõem de pouco tempo para por em dia as atividades domésticas.
Para o servidor público Elton Azevedo, fazer compra à noite sai mais em conta do que enfrentar filas ao dia. “Movimentado ou não, é o único horário livre que tenho. A minha rotina é totalmente puxada durante o dia, então, sobra-me apenas a noite para ir ao supermercado. Apesar disso, é mais tranquilo fazer compras à noite”, comentou.
E o servidor público não está sozinho. Para ter uma ideia de como está mais em conta fazer as compras à noite, basta dar uma passada nos estabelecimentos comerciais da Capital. Dependendo da necessidade, muitos consumidores não se importam de esperar uns minutinhos a mais na fila. “Só pelo fato de o clima estar mais agradável, já ajuda bastante. À noite, você tem mais calma para olhar os produtos sem a mínima pressa”, destacou o publicitário Ricardo Magalhães.
Na opinião do presidente da Associação Roraimense de Supermercados (Arser), José Saraiva Júnior, houve um considerável crescimento no fluxo de pessoas nos supermercados na parte da noite, mas nada que impressione. “Das 19h até as 20 horas é considerado horário de pico. A gente nota que é justamente a hora em que as pessoas estão retornando para suas casas. Em alguns casos, por conta da rotina de trabalho, a pessoa não tem tempo para fazer compras durante o dia, então opta por fazer isso em um período mais tranquilo. Deve ser por isso que há esse crescimento no fluxo de pessoas nos supermercados nesse período, mas nada que impressione muito. Das 21h até as 23 horas é mais ocasional, quando a pessoa vai ao supermercado sem muito compromisso”, frisou.
PONTOS NEGATIVOS – Para a assistente financeira Elizonete Souza, a receptividade ao público é o principal ponto a ser melhorado pelos donos de supermercado. “Existem alguns problemas que os estabelecimentos precisam melhorar. A que me deixa mais irritada é a falta de gentileza de alguns atendentes. Aquele simples ‘bom dia!’, ‘em que posso ajudar?’, ‘obrigada!’, ‘volte sempre!’, sem falar na falta de qualificação de alguns que acabam realizando o atendimento além do tempo necessário”, frisou.
Mesmo com críticas em relação ao atendimento nos estabelecimentos comerciais, José Saraiva acredita que o setor vive o seu melhor momento e tem tudo para melhorar os pontos fracos. “Logicamente que ainda existem pontos a serem reforçados, mas em vista do que era antigamente, a situação dos estabelecimentos atualmente é totalmente oposta. Existe maior diversificação de produtos, o atendimento está mais apurado, então o cliente tem motivos para comemorar. O mercado tem condições de absorver a atual demanda”, frisou. (M.L)