Cotidiano

Criada Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Autismo

A comissão foi empossada pelo Presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, durante o Colégio de Presidentes

Para fortalecer o diálogo com o poder público e garantir  a efetividade dos direitos inerentes às Pessoas com Autismo, foi criada na OAB/Roraima a Comissão de Defesa do Direito da Pessoa Autista para a gestão 2022-2024.

A Comissão tem como atribuição a realização de debates e ações voltadas para a saúde, educação e todos os direitos que assistem aos autistas, além de promover a interlocução entre familiares e o poder público. 

A advogada Loide Gomes da Costa presidirá os trabalhos, tendo o advogado Anderson Cleiton Grizotti como vice-Presidente. 

A comissão foi empossada pelo Presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, durante o Colégio de Presidentes, realizado no dia 15 de fevereiro. 

Na ocasião, Ednaldo Vidal, ressaltou que outras Seccionais contam com Comissões voltadas para a defesa dos direitos da pessoa autista e que não seria diferente na atual gestão. 

“Estamos tratando da efetividade da lei nº 12.764/12, conhecida como Lei Benerice Piana e também de direitos constitucionais inerentes a todos os cidadãos. O Autismo afeta milhares de famílias no Brasil e nós estamos sensíveis a esta causa. Tenho certeza que muitas conquistas virão por meio da CDDPA”, disse.    

A advogada Loide Gomes, que fez questão de levar sua filha autista de três anos de idade para a cerimônia de posse, ressaltou a importância da criação da Comissão para dar visibilidade às pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

“Estou aqui pela minha filha e por milhares de crianças autistas no nosso Estado, que vivem em condições muito difíceis, dada a invisibilidade do autismo, a falta de assistência e a constante violação aos direitos dos autistas e das pessoas com deficiência”, afirmou. 

Ela agradeceu a sensibilidade do presidente Ednaldo Vidal por criar uma comissão com a temática e por lhe confiar essa missão. “Ao criar essa Comissão, a atual gestão se mostra sensível e atenta às demandas de todos os segmentos da sociedade. São mais dois milhões de autistas no Brasil, milhares aqui em Roraima, e receber o apoio institucional da OAB, essa entidade que  é responsável pela defesa dos direitos e garantias fundamentais de todos os cidadãos, fortalece a nossa luta por saúde, educação, inclusão”, acrescentou. 

A Comissão já iniciou uma série de reuniões previstas para tratar dos direitos dos autistas, com um encontro com pais e mães para levantar as necessidades na rede municipal de ensino. 

Todos os membros dessa comissão têm filhos ou familiares autistas.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.