ATRASO

Criada em 2020, CNH Cidadã ainda espera por orçamento para iniciar as aulas

Os contemplados pelo projeto têm esperado desde 2022 para a divulgação da próxima etapa e início das aulas.

Criada em 2020, CNH Cidadã ainda espera por orçamento para iniciar as aulas

O projeto CNH Cidadã foi implementado em 2020 e nasceu como resposta à dificuldade da população de baixa renda, de Roraima, em obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O projeto previa conceder a 400 pessoas anualmente o direito de dirigir, no entanto o governo estadual tem encontrado dificuldades em atender as metas estabelecidas pelo projeto.

Em maio de 2023, a Folha de Boa Vista recebeu uma denúncia por parte dos contemplados pelo projeto devido a demora na divulgação das etapas seguintes. Segundo os denunciantes, as informações não haviam sido dadas desde o final do ano passado, quando foi divulgado que haveria a avaliação da documentação e os primeiros contemplados poderiam realizar o cadastro da biometria no  Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR).

Na linha do tempo, em outubro de 2022, os 91 contemplados do projeto foram chamados para comparecer ao Detran para cadastrar a biometria e se preparar para o início das aulas nas autoescolas. 

Nesse mesmo período, foram divulgados os nomes dos outros aprovados para a fase de entrega de documentos. Porém, o prazo foi prorrogado e nenhuma lista foi contemplada a partir de então. Devido a isso, os participantes passaram a cobrar o início das aulas na autoescola. 

Na época, Álvaro Duarte, presidente do Detran-RR, afirmou que não havia um cronograma previsto e que questões burocráticas poderiam atrasar as etapas. Mas, deu a previsão de que as aulas ocorreriam em junho de 2023.

Agora, em julho, as aulas ainda não tiveram início. A Folha BV, entrou em contato novamente com o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima que informou “que aguarda a liberação do orçamento, o que deve ocorrer o mais breve possível, para dar andamento ao processo da CNH Cidadã”.