Cotidiano

Criadores de gado têm até 31 de outubro para vacinar rebanho

O lançamento da campanha foi realizado nesse sábado (28), na Fazenda São Domingos, no município de Alto Alegre

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa será realizada entre os dias 1º e 31 de outubro. Nesta etapa, o objetivo é vacinar mais de 320 mil animais com idades de zero a 24 meses.

O lançamento da campanha foi realizado nesse sábado (28), na Fazenda São Domingos, no município de Alto Alegre.

O diretor-presidente da Agência de Defesa  Agropecuária de Roraima (Aderr), Gelb Platão, destacou que o estado alcançou a condição de livre de Aftosa com vacinação, por ter um cadastro consolidado, com mais de oito mil produtores cadastrados no sistema.

“Temos alcançado coberturas vacinais acima de 85%, índice preconizado pelo Ministério da Agricultura. Estamos vacinando em torno de 97%. Na última campanha, tivemos 97,4%. Houve campanha com 98% e 99% de cobertura vacinal. Temos esse reconhecimento pelo Ministério da Agricultura e também pela Organização Mundial de Saúde Animal”, ressaltou Platão.

Para o pecuarista Ermilo Paludo, um dos impedimentos para conquistar novos mercados é a questão sanitária. “A gente sabe que um dos grandes entraves para se conquistar novos mercados é a questão sanitária. Então,  se queremos aumentar o tamanho do nosso mercado e atingir outros mercados, a primeira coisa que o produtor tem que fazer é estar em dia com a questão sanitária, uma barreira que eles impõem para o País”, disse.

Os criadores têm até o dia 15 de novembro pra fazer a notificação. Na primeira etapa, foram vacinados 876 bovinos.