Uma criança morreu antes de receber o atendimento médico da Unidade do Hospital da Criança nessa quarta-feira, 26. A criança se acidentou ao cair em um poço.
De acordo com a Secretaria Municipal de saúde, o hospital já havia sido avisado pela equipe do SAMU sobre a ocorrência e colocou uma equipe para aguardar a ambulância. No entanto, a criança já chegou à unidade sem vida. Três médicos atenderam o paciente e tentaram a reanimação, sem resultado.
A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu por meio de nota que a equipe do trauma do Hospital da Criança é capacitada para atender ocorrências de urgência e emergência seguindo todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde.
Durante todo dia, a Folha de Boa Vista recebeu denúncias referentes a demora no atendimento da unidade hospitalar. De acordo com um usuário que preferiu não se identificar a demora chega a doze horas.
“Nós entendemos a demora devido à demanda, mas não existe um atendimento humanizado para as pessoas aqui” disse.
Prefeitura de Boa Vista – Sobre os questionamentos em relação ao quantitativo de médicos, a prefeitura enfatiza mais uma vez que o Hospital tem sofrido com o aumento da demanda de atendimentos por conta da crise migratória, principalmente no período sazonal, em que aumentam os casos de doenças respiratórias, e tem agido sozinho para continuar oferecendo atendimento a todos os cidadãos, independente de nacionalidade.
Para enfrentar essa crise que se reflete principalmente na rede municipal de saúde, a Prefeitura lançou o processo seletivo para contratação de novos médicos. Segundo o cronograma, a posse deverá ser dia 30 de julho.