Cotidiano

Crianças aprendem a cozinhar de maneira prática e divertida

O objetivo do projeto é orientar as crianças e adolescentes sobre a importância de uma alimentação variada, equilibrada, colorida e rica em nutrientes

Comer legumes, frutas e verduras para algumas pessoas podem ser desafiador, que dirá às crianças. Conseguir acrescentar esses alimentos nas refeições diárias dos filhos, e torná-los um hábito saudável, é sinônimo de conquista para os pais. E como torna-los atraentes ao paladar?

Pensando nisso, o Turminha SESI Cozinha Brasil que faz parte do programa de Educação Nutricional desenvolvido no Projeto Arte Jovem, surgiu da necessidade de quebrar conceitos pré-formados de que legumes, verduras, e até talos, cascas e sementes não podem resultar em receitas apetitosas.

Como resultado desse projeto, na segunda-feira (27) das 14h às 18h e na terça-feira (28) das 8h às 12 e das 14h às 18h, as crianças do Arte Jovem irão participar de uma Oficina de alimentos, cada uma receberá um kit próprio do curso contendo bolsinha, avental, touca, lápis e livrinho de receitas.  Para receber os pequenos foi montada cozinha semifixa do SESI no espaço Cozinha Brasil, que fica no Prédio da Instituição.

O objetivo é orientar as crianças e adolescentes sobre a importância de uma alimentação variada, equilibrada, colorida e rica em nutrientes, também possibilitar o entendimento sobre a importância de boas práticas de higiene durante a preparação dos alimentos.

Durante a oficina as crianças aprenderão por meio de teoria, informações sobre valor nutricional, modo de preparo e higienização dos alimentos. Já na parte prática elas irão “colocar a mão na massa”.

O carro chefe da oficina serão Soverte Maravilha e Maracujá Cremoso, duas receitas diferentes do que elas já viram ou comeram.  O elemento surpresa do Sorvete cremoso será cenoura, legume rico em vitaminas do Complexo B, que contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio.

Já o Maracujá Cremoso o diferencial será um mousse feito da parte branca da casca geralmente ignorada pela maioria das pessoas, a fruta é rica em vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fosforo e fibras. A intenção é mostrar para as crianças quão saboroso e divertido pode ser comer cenouras, hortaliças, verduras e como reaproveitar alimentos.

O projeto Arte Jovem acontece três vezes na semana, as segundas, terças e quintas. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Centro de Cultura, Esporte e Lazer do SESI (CCEL), em horário comercial. Mais informações pelo telefone 4009-1844.

Fonte: SESI-RR