Cotidiano

Crianças com lábio leporino passam por mutirão de cirurgias

As cirurgias são primárias (apenas lábio) e acontecem nesta sexta (02) e sábado (03) no Hospital da Criança Santo Antonio

Como parte de um conjunto de atividades para a implantação de um centro de atendimento de fissura labiopalatina, que deve funcionar no Hospital da Criança Santo Antônio, a Prefeitura de Boa Vista lançou um mutirão de cirurgias de fissura labiopalatina (ou lábio leporino). A entidade tem parceria com a ong Smile Train e Associação Norte Amazônica de apoio à Pessoa com Fissura Labiopalatina de Roraima (Amazonfir).

As cirurgias são primárias (apenas lábio) e acontecem nesta sexta (02) e sábado (03) no hospital, pela equipe de especialistas composta por cirurgião plástico, anestesista, ortodontista, fonoaudiólogo, assistente social, bucomaxilo facial do Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará, seguindo todos os protocolos de cuidados e segurança para Covid-19 e acompanhamento de dois cirurgiões especialistas da Smile Train.

Após as cirurgias, as crianças continuam em acompanhamento pela fonoaudiologia e ortodontia e novos pacientes passarão a ser registrados no centro para os atendimentos de novas cirurgias.

A prefeita Teresa Surita esteve no lançamento e destacou a importância desse serviço para essas crianças.

“A partir de hoje vamos realizar mutirões para atender crianças nessa situação. E o mais importante é que os profissionais altamente capacitados vêm para cá para treinar os nossos profissionais. Agradeço muito a parceria e parabenizo a diretora do hospital e a equipe que está dando todo esse suporte para que essas cirurgias aconteçam, não somente com crianças do nosso município, mas também do interior do estado”.

A pequena Laila Ester de seis meses passou pela avaliação e fará a cirurgia. A sua mãe Solange Peixoto, 40, contadora está confiante no procedimento.

“Descobri a associação aqui em Boa Vista e conversei com a Dra. Tatiane [Leite Xaud], ortodontista aqui do hospital, que me tranquilizou e disse que as cirurgias começariam a ser feitas aqui. Foi muito bom, não só para mim, pois vem beneficiar outras crianças que há tempos aguardam esse tratamento, principalmente com a parceria de uma organização de referência como a Smile”.

O cirurgião especialista da Smile Train, Franklin Rocha, disse que essa é uma oportunidade que a empresa traz aqui para Boa Vista. Sempre damos esse suporte tanto de ajuda financeira, materiais e ainda na capacitação dos profissionais locais como forma de ajudar a diminuir a fila de crianças pacientes portadoras de fissura labiopalatal”, comentou.

A ortodontista Tatiane Leite Xaud, que atua no Hospital da Criança desde 2013 e representa também a Amazonfir, afirmou que após o treinamento toda a equipe de profissionais do hospital estará apta para fazer as cirurgias.

“Fico feliz em fazer parte desse momento, temos um aporte muito grande aqui no hospital e com essa parceria entre as instituições e após os treinamentos e capacitações toda a equipe do hospital estará preparada para a realização dessas cirurgias aqui mesmo no município, ajudando tanto crianças da capital como do interior”.

Atendimentos – O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), único de média e alta complexidade do Estado que atende tanto a crianças da capital como do interior e países vizinhos está equipado para dar todo o suporte necessário para essas cirurgias. De 2014 a 2018, o serviço de bucomaxilo do hospital fez 242 cirurgias desse tipo e agora retorna com a prestação desse serviço.

A parceria entre as instituições iniciou desde o ano passado, com treinamentos da equipe do hospital com profissionais especializados da Smile Train, durante esse período foram realizadas cinco cirurgias.

A Smile Train – Instituição filantrópica internacional, líder mundial no tratamento de fissura labiopalatina, que promove uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, treinando profissionais locais e provendo recursos e financiamento para ajudar a fornecer cirurgia e tratamentos complementares de fissura labiopalatina gratuitos em todo o mundo. A organização está presente há 20 anos no Brasil e com 40 centros de tratamento parceiros, em 22 Estados, agora em Boa Vista.