Promovido há 25 anos, o projeto Papai Noel dos Correios tem realizado o sonho de um Natal mais alegre para milhares de crianças em todo o país. Em Roraima, a iniciativa que já é executada há 13 amos entrou na reta final.
Nesta última sexta-feira, dia 19, os Correios realizaram a entrega de presentes para os 900 alunos da escola municipal Rujane Severiano dos Santos, localizada no bairro Alvorada, zona Oeste de Boa Vista. Segundo o gerente de comunicação da estatal, Valdir Lopes, a campanha conseguiu atingir 100% do número de cartas disponíveis para adoção.
“Evidentemente, esse resultado mostra a adesão da população ao nosso chamamento. Todas as cartas que obedeciam aos critérios da campanha foram adotadas. Nós recebemos cerca de três mil cartas, porém, apenas 1.400 desse quantitativo se enquadraram nos critérios da campanha e ver o sorriso no rosto das crianças já mostra o sucesso dessa ação”, disse.
A campanha dos Correios vem sendo realizada com o objetivo principal de responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos três anos, foram recebidos 3,4 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, dois milhões atendiam aos critérios da campanha e quase 75 % foi adotado, o que equivale a 1,5 milhão de cartas.
“É uma iniciativa muito bacana dos Correios. A nossa escola foi escolhida por se enquadrar na proposta da campanha, que é aquela localidade onde existem muitas famílias carentes e essa ação acaba por renovar a esperança no coração dessas crianças, recebendo um presente de Natal, que é uma época onde muitos pais não têm condições financeiras”, destacou o gestor da escola, Hefrayn Lopes.
Outro caráter desempenhado pela ação foi despertar o interesse dos alunos pela redação. Para Lopes, a campanha despertou ainda mais o interesse das crianças pela escrita. “A campanha também teve o caráter educativo de inserir nas crianças o gosto pela parte redacional, de fazer que elas escrevessem suas cartas para o Papai Noel. Essa é uma ação à parte, já que a escola sempre realiza ações desse porte. Tivemos inclusive um concurso de poesias, uma de nossas alunas foi finalista da Olimpíada de língua Portuguesa, do Ministério da Educação, este ano, o que nos deu maior orgulho. Essa ideia dos Correios em fazer com que a criança escreva a carta para o Papai Noel foi um motivo a mais para elas estarem exercitando esse dom da escrita”, afirmou.
Para a pequena Heloá Mendes, do 2º Ano 108, o presente veio em ótima hora. “Aqui na escola, eu gosto bastante das aulas de Educação Artística, tanto que o meu pedido esse ano ao Papai Noel foi ganhar um kit de pintura, com lápis de cor, giz de cera, lápis normal, borracha e apontador. Eu fiquei muito feliz por ele ter me dado o presente que pedi na cartinha”, festejou.
PARCERIA – Este ano, a campanha do Papai Noel dos Correios conta com as parcerias da Folha de Boa Vista, Papel Jornal, Rádio Universitária, Unimed Boa Vista, Defensoria Pública do Estado de Roraima, Senai (Serviço Social da Indústria), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Batalhão do 7º BIS (Batalhão de Infantaria e Selva). (M.L)
Cotidiano
Crianças começam a receber os presentes do Papai Noel
A campanha conseguiu atender a 100% do número de cartas disponíveis para adoção