Moradores da região conhecida como Estradinha, na BR-431, na Vila do Jundiá, município de Rorainópolis, denunciam a falta de transporte escolar até a Escola Estadual Leopoldo Campelo localizada na sede da Vila. Segundo eles, as crianças estão sem meios para ir até a escola.
Cerca de 35 alunos moram na Vila, que fica 42km de distância da escola, e segundo o tio de uma das estudantes, as famílias estão preocupadas com o futuro das crianças, que estão desamparadas. “Não sabemos como vai ser o futuro dessas crianças sem acesso a educação, pagamos impostos e não recebemos o retorno. O transporte deveria percorrer a Vila e levar os alunos em segurança até a escola, mas se encontra parado e sem previsão para o retorno da circulação”, disse.
A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado que se manifestou por meio da seguinte nota:
A Secretaria de Educação e Desporto esclarece que no dia 17 de março, os 49 ônibus do Programa Federal Caminhos da Escola, adquiridos pelo Governo de Roraima por meio de emendas parlamentares, começaram a atender estudantes do interior. Os veículos vão atender juntos, 1.669 estudantes de 32 escolas de 13 municípios do Estado.
Além dos veículos do Programa Caminhos da Escola, o Governo de Roraima está finalizando o processo de contratação do serviço de transporte escolar por meio de empresas terceirizadas.
O processo havia sido suspenso por uma decisão judicial. Porém, nova decisão da justiça, datada de 14 de fevereiro, autorizou o prosseguimento do certame.
No momento o processo está na fase de assinatura da ata de registros de preços e seguirá para a etapa contratual. Em breve, os ônibus terceirizados atenderão toda a demanda da rede estadual de ensino e a Escola Estadual Leopoldo Campelo também será contemplada.