Cotidiano

Crianças e adolescentes participam de campanha de multivacinação

Crianças e adolescentes de Boa Vista puderam participar, no sábado, 24, de mais uma etapa da Campanha de Multivacinação, do Ministério da Saúde. A ação Dia “D” de Multivacinação foi voltada para atualização dos cartões de vacinas e para atender os pais e responsáveis que não têm tempo durante a semana para levar seus filhos para vacinar. A campanha contou com o apoio de 25 unidades básicas de saúde da Capital, além da cooperação de agentes de saúde do município e estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

De acordo com informações da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), o Ministério da Saúde disponibilizou 34 mil doses de vacinas para doenças como a tuberculose, hepatite A e B, sarampo, caxumba, rubéola, catapora, difteria, tétano, coqueluche, meningite, poliomielite, diarreia por rotavirus, pneumonias, otite, papiloma vírus humano e febre amarela. A vacinação teve como público-alvo as crianças menores de cinco anos e a faixa etária entre nove e 15 anos.

Conforme uma das agentes de saúde, de uma unidade básica localizada no bairro dos Estados, houve grande participação de crianças e adolescentes, normalmente levadas pelos pais ou responsáveis. “A dúvida maior foi quanto à necessidade de tomar outra dose da vacina. Os pais vêm com seus filhos, olham se precisam atualizar e, se não, já ficam sabendo quando vai ser necessário”, explicou.

O principal questionamento, no entanto, foi em razão da vacina HPV, contra o papiloma vírus, que atinge pele e mucosas, podendo causar lesões que podem resultar no câncer do colo de útero ou garganta. De acordo com a agente, os pais ainda apresentam dúvidas sobre a vacinação, que deve ser feita de forma preventiva para meninas de nove a 13 anos, em duas dosagens. “Ainda tem muita mãe que fica receosa de dar, que acha muito cedo por ser com nove anos de idade e a gente tem que trabalhar isso também, a conscientização e explicar a importância da vacinação”, avaliou.

A técnica em enfermagem Márcia Valéria Coelho trouxe os dois filhos para participarem da campanha de vacinação. Para ela, o acompanhamento dos pais é uma forma de fazer a sua parte como mãe e como cidadã. “Acho que a vacinação é um ato de amor. Acho que toda mãe e todo pai têm que ter esse compromisso nas campanhas e fora das campanhas também, porque a vacina protege as crianças contra várias doenças e algumas com sequelas que ficam permanentes”, afirmou Valéria.

CAMPANHA – A campanha de multivacinação teve início no dia 19 de setembro e deverá ser promovida nos postos de saúde até a próxima sexta-feira, 30. Segundo a PMBV, até a sexta-feira, dia 23, foram registrados 852 comparecimentos nas unidades básicas de saúde na faixa etária de menores de cinco anos. Deste total, 56,9% precisaram tomar vacina, enquanto os 43% dos que compareceram estavam com vacinas em dia. (P.C)