Crianças dos bairros Caçari e Paraviana, na zona Leste de Boa Vista, tiraram a tarde de sábado (22) para estimular a interação social e educação financeira desde a infância. A Feirinha Tô na Praça chegou a segunda edição e foi realizada na Praça do Chefão.
É o caso da Catarina Vasconcelos, de 10 anos, que vendeu roupas e doces na feira. “Já fui em outras feiras, mas não participei. É a minha primeira vez vendendo”, conta.
Já o João Penha, de 8 anos, participou da feira pela primeira vez e vendeu paçoca, pirulito, água. Ele foi sincero sobre o que gosta de fazer na feira. “Eu gosto de comprar, principalmente. Bolo ou outras coisinhas de comer”, conta.
O Guilherme Rodrigues, de 10 anos, vendeu brinquedos e materiais escolares e avalia que é uma chance para saber mais sobre empreendedorismo. “É uma oportunidade bem legal e estou vendendo coisas simples, slime, lápis e é uma oportunidade para aprender”, avalia.
A Manuela Araújo, de 8 anos, vendeu pulseiras e miçangas que ela mesma fez após ver tutoriais no YouTube, “Estou aqui pela primeira vez e vou aproveitar para vender e brincar”.
Feira
A idealizadora do projeto, a psicóloga Tahis Horta, que trabalha com o público infanto-juvenil, criou a feira após perceber o aumento da ansiedade e depressão entre o público. Ao notar as praças vazias e quase nenhuma interação entre as crianças, resolveu iniciar o projeto.
“Durante as férias naquela época, duas crianças lá no bairro estavam bem entediadas e resolveram vender suco na frente de casa, aí eu peguei esse gancho e dei a ideia de fazer uma feirinha, a qual eu já tinha um projeto na cabeça, e aconteceu”, conta ela.
A Feirinha deve ocorrer a cada dois meses. Além de venderem lanches, bebidas ou até mesmo algo feito por elas, as crianças têm a oportunidade de brincarem e se divertirem no processo.
“É algo para melhorar a autoestima deles, relações interpessoais, saírem um pouco do quarto, dos eletrônicos e terem esse momento em família. Uma dica é levar um lençol e ficar ali do lado da criançada, isso traz muita alegria para eles”, afirma.
As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. As inscrições para esta edição já estão encerradas, mas o evento é aberto ao público e famílias.
Os interessados podem ficar de olho nas redes sociais @feirinhatonapraça, para se inscreveram na próxima edição que deve ocorrer em junho.