Cotidiano

CRM completa 50 anos de atuação no Estado

Entidade criada em 12 de maio de 1966 desenvolve atividades de fiscalização e supervisão da ética médica em Roraima

O Conselho Regional de Medicina em Roraima (CRM-RR) completou ontem 50 anos de atuação. A entidade, criada em 12 de maio de 1966, nove anos depois que o então presidente Juscelino Kubitschek sancionou a lei de implantação do Conselho Federal de Medicina (CFM), desenvolve atividades no intuito de fiscalizar e supervisionar a ética médica no Estado.

Para a presidente CRM, a pediatra Blenda Avelino Garcia, o Conselho vem pautando, ao longo dos anos, lutas e conquistas em defesa da classe médica. “Tivemos nessas últimas cinco décadas lutas com grandes conquistas, superação em defesa da classe médica, da ética médica, porque a função primordial dos conselhos é primar por uma boa medicina”, destacou.

Ela explicou que a principal função do Conselho é avaliar as sindicâncias, processos e queixas que envolvem a saúde, especificamente as que envolvem os profissionais médicos. “Só temos a comemorar e parabenizar todos os colegas, principalmente os que iniciaram e levantaram a bandeira do conselho 50 anos atrás e são pioneiros não apenas não saúde, mas na luta de classe”, disse.

Ela ressaltou que o CRM nunca se omitiu nas lutas por uma boa saúde no Estado. “Nesse período, fizemos campanhas, educação médica continuada, valorização profissional e condições de trabalhos envolvendo não apenas profissionais médicos, mas também todas as outras categorias, como enfermeiros e técnicos. O trabalho não se faz sozinho, e quando brigamos por melhores condições de trabalho, brigamos por todos os outros colegas profissionais que labutam dia a dia na tão sofrida saúde”, frisou.

A médica citou o curso de medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), criado em 1994, como uma grande conquista para a classe. “Foi uma grande vitória que o CRM sempre apoiou. A gente caminha lado a lado principalmente na educação médica continuada. Hoje, todos os cursos, palestras, consensos, atualizações são feitas no CRM não só para os estudantes de medicina, como também para as secretarias de saúde, tanto municipal como estadual, que estão em constante reeducação”, afirmou.

Para comemorar a data, o Conselho fará uma programação especial, que iniciará na próxima semana com a participação de ex-presidentes, onde também serão homenageados os 50 primeiros médicos inscritos no CRM do Estado.  

HISTÓRIA – A data que marcou uma nova fase para os menos de 10 médicos que existiam em Roraima (na época Território Federal) foi 12 de maio de 1966. Os primeiros médicos, segundo informações, que vieram para cá com a finalidade de cuidar da saúde da população foram Sylvio Lôfego Botelho e Durval de Araújo Gonçalves.

Eles chegaram em 1944 acompanhando o Capitão Ene Garcez dos Reis, um ano depois da criação do Território Federal do Rio Branco pelo presidente Getúlio Vargas. Outros médicos importantes que chegaram nos anos seguintes foram: Jamil José Salles, Anysio Cerqueira Luz, Francisco Elesbão da Silva, entre outros.

O roraimense Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti, ex-senador, foi o primeiro roraimense a formar-se em medicina no Estado e também o primeiro roraimense presidente do CRM-RR. Além de trabalhar nos hospitais do governo, ele também atuava no antigo hospital Nossa Senhora de Fátima, que pertencia à Diocese de Roraima.

DIRETORIAS – Segundo o Livro de Ata, a primeira reunião ocorreu às 11 horas na sede da Divisão de Saúde do Território Federal de Roraima, onde funcionava a diretoria provisória do CRM. A diretoria ficou assim: Alberto Pimentel Cardoso (presidente), Mário Augusto Ferreira (secretário) e Paulo Rodrigues Mota (tesoureiro). Alberto Pimentel ficou no cargo de presidente até 1972, quando deixou o Estado. A presidência passou a ser ocupada pelo médico Mozarildo de Melo Cavalcanti, que permaneceu no cargo até 1984.

Os demais presidentes foram: Augusto Affonso Botelho Neto (1984-1986), Tarcísio de Almeida Pimentel (1986-1994), Altamir Ribeiro Lago (1994-1995), Ailton Rodrigues Wanderley (1995-1996), Wilson Franco Rodrigues (1996-1998), Luiz Araújo da Silva (1998-1999), Maria Hormencida de Souza (1999-2003), Paulo Ernesto Oliveira (2001), Hiram Manoel Gonçalves da Silva (2003-2006/ 2008-2010), Hélio Silva Rosário Macedo (2010-2011), Wirlande Santos da Luz (2011-2013), Alexandre Marques (2013-2015) e a atual Blenda Avelino (2016-2018).