Cotidiano

CTB completa 18 anos com avanços e muitos desafios para mudar quadro

Embora o Código de Trânsito Brasileiro tenha transformado o comportamento dos condutores, acidentes ainda preocupam

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completou, nesta sexta-feira, 22, 18 anos de criação. Nesse período, segundo o chefe da Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Wilmar Florêncio Barbosa, impôs mudanças significativas de comportamento aos condutores e trouxe avanços nas melhorias de condições das vias e dos veículos. O CTB também passou por mudanças, algumas delas confusas, e até hoje não foi totalmente regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a quem cabe estabelecer como implementar alguns de seus artigos.

Florêncio ressaltou que o CTB contempla a maioria dos aspectos considerados mais importantes pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para aumentar a segurança nas vias, com leis que tratam de álcool e direção, uso de capacete e do cinto de segurança, além de normas sobre dispositivos de segurança para crianças. “Ao longo destes 18 anos vem normatizando a formação dos condutores, com critérios mais rígidos, a segurança veicular com a obrigação de alguns itens, como o airbag, o cinto de segurança e uso de capacetes para os motoqueiros. Mas a maior mudança foi em relação às multas de trânsito, tornando as infrações mais pesadas, inclusive no bolso, e a evolução da Lei Seca, que agora tem tolerância zero. Antes, o condutor soprava o etilômetro para ver se estava bêbado e hoje ele sopra para provar que não bebeu”, frisou.

Em relação às melhorias do trânsito de Roraima, existem pelo menos três problemas que devam ser corrigidos: a boa formação dos condutores nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), a educação para o trânsito e uma fiscalização mais rígida. “O principal desafio é a infraestrutura de sinalização das vias da Capital e, aliado a isso, a conscientização dos condutores sobre a condição legal de ter que passar pela formação de um CFC para ter conhecimento das leis e normas de circulação e a habilidade para conduzir o veículo, além de uma fiscalização mais rigorosa nas ruas de Boa Vista”. (R.R)

Álcool é o maior causador dos acidentes de trânsito

Entre os principais causadores de acidentes nas rodovias de Roraima, o chefe da Fiscalização de Trânsito do Detran, Wilmar Florêncio Barbosa, citou o álcool. Segundo ele, está provado que os acidentes que acontecem durante a semana em horários de pico são considerados leves, envolvendo apenas danos materiais. Mas, aos fins de semana, quando cresce o consumo de bebidas alcoólicas, os acidentes tendem a aumentar e as proporções são maiores, com sequelas em vítimas e até mesmo mortes.

Nos horários de pico, pela manhã e depois do almoço, quando as pessoas estão saindo de casa para ir ao trabalho ou levar os filhos para a escola, é quando acontece o maior número de acidentes, geralmente apenas com danos materiais. “São acidentes causados, muitas vezes, por falta de atenção, em que o condutor está ao celular, como já comprovamos em nossas estatísticas. Outros motivos são fazer conversão ou passar de uma faixa para a outra sem ligar a seta. Parece algo já cultural no condutor roraimense e que tem de ser corrigido”, disse.

Para tentar corrigir essa falha, o diretor voltou a citar a boa formação do condutor nos CFCs e defende a intensificação da educação para o trânsito nas ruas de Boa Vista. “O Detran já vem executando, pois nossa missão não é só fiscalizar, mas também educar o cidadão, além de termos bons condutores formados nas autoescolas. Neste ponto, defendo que as autoescolas se atualizem das dificuldades encontradas no trânsito e passem isso para os alunos para evitar esses problemas quando estiverem dirigindo”, frisou. (R.R)

 

Avenida Ataíde Teive é apontada como campeã em acidentes de trânsito

Segundo o chefe da Fiscalização de Trânsito do Detran, Wilmar Florêncio Barbosa, o número de acidentes de trânsito em Roraima aumentou nesses 18 anos, desde a criação do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), porém isso está ligado diretamente ao aumento significativo na frota de veículos no Estado. “Mas quando isso é visto em forma de estatística, esses números mudam. No ano passado, por exemplo, houve uma redução de 2,6% na taxa de acidentes por cada mil veículos”, afirmou.

Nos registros do Detran, a Avenida Ataíde Teive, que liga os bairros da zona Oeste ao Centro, é a que apresentou o maior número de acidentes de trânsito na Capital no ano de 2015. De acordo com a Seção de Estatísticas do Detran, foram registrados 238 acidentes ao longo da via até o mês de setembro. Falta computar os meses de outubro, novembro e dezembro.

Em seguida, aparecem as avenidas Princesa Isabel, com 141 registros; a Ville Roy, com 133; Brigadeiro Eduardo Gomes, com 112; Carlos Pereira de Melo e Mário Homem de Melo, ambas com 104 acidentes registrados.

O cruzamento com maior frequência de acidentes é o das ruas Horácio Mardel de Magalhães com Manoel Felipe, no bairro Asa Branca, zona Oeste, que registrou 21 acidentes nos meses de janeiro a setembro de 2015. Logo depois aparece o cruzamento das ruas Horácio Mardel de Magalhães com Felipe Xaud, também no Asa Branca, com 18 acidentes no mesmo período.

O cruzamento das avenidas Benjamim Constant com Presidente Castelo Branco, no bairro São Vicente, zona Sul, registrou 14 acidentes. No cruzamento da Avenida São Joaquim com a Rua Expedito Francisco da Silva, no bairro Doutor Sílvio Leite, zona Oeste, foram 12 registros, mesmo número de ocorrências no cruzamento da Rua Professor Diomedes Souto Maior com a Avenida Terêncio Lima, no bairro São Vicente.

MORTES – O Detran informou que no ano de 2015 foram registradas 123 mortes no trânsito no Estado, com uma redução de 17% se comparado com 2014, quando foram registradas 138 mortes. (R.R)