Cotidiano

Cuidado com o peso das mochilas

Com o retorno das aulas, os pais devem redobrar atenção na hora de fazer a mochila das crianças.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% das pessoas têm, tiveram ou terão um dia dores nas costas provocadas por problemas de coluna.
A indicação de especialistas em saúde é não exagerar na quantidade de livros, cadernos e outros materiais.
TOME NOTA:
– Carregar muito peso na mochila, dificilmente isso provocará alguma dor imediata na coluna da criança ou do adolescente. As consequências surgem tempos depois.
– As áreas mais afetadas são as articulações e a musculatura da coluna, favorecendo a lordose, o aumento anormal da curvatura lombar e a escoliose, incluindo o desvio lateral da coluna
– A fim de evitar esse tipo de problema, crianças e adolescentes não devem carregar mais que 10% do seu peso corporal.
– Levar a mochila de forma que as alças fiquem apoiadas nos dois ombros, deixando a bolsa na região mais alta e central das costas, é a maneira mais correta.
– As opções com rodinhas são uma boa alternativa para o problema de sobrepeso, mas também devem ser utilizadas com cautela.
– Puxar a mochila somente com um braço é algo que costuma forçar o ombro e torcer o corpo. O adequado é alternar os lados utilizados, para conduzi-la ou levá-la na frente do corpo.
– Caso haja alguma queixa de dor, a orientação é procurar ajuda médica. Sessões de fisioterapia e RPG podem ajudar a reforçar a musculatura e a corrigir a postura dos estudantes.
– É importante que os pais fiquem atentos a reclamações de dores nas costas e desvio da coluna para que a criança receba orientação de um especialista.