O sarampo é uma doença respiratória altamente contagiosa, podendo ser uma infecção muito comum na infância. No dia 25 deste mês, iniciaram as investigações sobre uma possível infecção de uma criança imigrante, de um ano. Diante disso, é necessário compreender os cuidados para combater o vírus.
A doença é transmitida diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. A contaminação também é possível através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por um tempo no ambiente, especialmente em locais fechados.
Roberta Calandrini, ressalta que ter a carteira de vacinação atualizada é primordial para crianças e adultos (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Roberta Calandrini, ressalta que ter a carteira de vacinação atualizada é primordial para crianças e adultos, pois a única maneira de prevenir o sarampo é através da vacina tríplice viral, que também combate a rubéola e caxumba.
“A maior incidência de infecções da doença é em bebês com menos de 01 ano. Por isso, em casos de surto, a partir dos seis meses pode ser vacinado, com duas doses. Adultos com mais de 29 anos, tomam apenas uma dose”. explicou.
Caso seja infectado, o indivíduo deve logo buscar uma unidade básica de saúde, para que os devidos cuidados sejam tomados. O período de infecção da doença dura cerca de 10 dias.
O tratamento do sarampo consiste apenas em aliviar os sintomas, que são febre, manchas pelo corpo e mais outros sinais como tosse, coriza e conjuntivite.
Os principais cuidados são repousar bastante, beber água e tomar medicamentos para aliviar dor e febre, como o Paracetamol.