A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou que a implementação do projeto “O Jovem no Trânsito” foi alinhada nesta quarta-feira (08) com o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR). O programa é um curso preparatório para a retirada da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para estudantes do Ensino Médio.
O curso tem carga horária de 90 horas e será ministrado por instrutores do Detran-RR como atividade extraclasse nas escolas estaduais. As turmas contempladas com o curso serão de estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio.
Os estudantes receberão livros e também terão à disposição um aplicativo com aulas, testes, informação sobre legislação no trânsito e simulados. O projeto está baseado na Resolução n° 265 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
“A resolução permite que os alunos, durante o Ensino Médio, possam fazer 90h de Educação no Trânsito e quando concluírem essa carga horária, vão estar aptos a fazer a prova teórica para retirar a CNH, sem necessidade de passar por um Centro de Formação de Condutores, e se for aprovado, já pode fazer a segunda fase, que é a prova prática”, explicou o presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte.
A previsão é que o projeto seja implementado inicialmente nas escolas da capital e posteriormente para as escolas do interior. Atualmente, em Roraima, existem 156 instituições que ofertam o Ensino Médio. Destas, 32 estão localizadas em Boa Vista.