CONHECIMENTO

Curso de Relações Internacionais fez a diferença durante crise migratória

No episódio 68, Américo Lira e Luciene Matias discutem sobre a importância do curso de Relações Internacionais no contexto amazônico.

As gravações dos programas ocorrem na cafeteria Podcast Coffee Pub, no Paraviana. (Foto: Divulgação)
As gravações dos programas ocorrem na cafeteria Podcast Coffee Pub, no Paraviana. (Foto: Divulgação)

O episódio 68 do Podcast Coffee Pub trouxe ao centro do debate a importância das Relações Internacionais para Roraima e região amazônica. Nesta edição, o convidado de Marleide Cavalcante foi Américo Lira, professor doutor e especialista da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

Ao longo do programa, Américo discute sobre a criação do curso e os benefícios de sua implementação para a sociedade. O docente relata que desde o princípio o curso de Relações Internacionais (RI) da UFRR, criado em 2006, foi pensado para valorizar as questões da Amazônia e as particularidades da região.

Através da oferta do curso de RI, o professor declara que os estudos e análises ajudam o Estado, a UFRR e a sociedade a se preparar para situações que exigem um posicionamento inteligente.

“Um exemplo, são ações que tivemos lá atrás que permitiu que, num momento da crise humanitária venezuelana, o curso fizesse o diferencial. Não consigo imaginar como seria essa questão sem a presença de um curso de Relações Internacionais e de pessoas formadas e acadêmicos que contribuíram para soluções adequadas e arranjos necessários”, declarou Américo.

Ademais, ao longo do episódio Américo explica a importância estratégica de Roraima, os possíveis problemas e diálogos necessários ao fazer fronteira com dois países que possuem questões sensíveis.

E para aqueles que possuem interesse em ingressar em um curso de RI, o professor também relata quais os caminhos que podem ser seguidos na área, seja no mercado de trabalho ou na academia. 

Você pode assistir o episódio completo no canal do Youtube do Podcast Coffee Pub ou assistir as edições editadas na TV Cultura, nas quartas-feiras e sextas-feiras.