Cotidiano

Curso de resgate ensina técnicas de salvamento em áreas de difícil acesso

Aluno irá vivenciar situações reais que podem acontecer em cachoeiras e florestas

Um curso de treinamento para resgaste de pessoas em áreas remotas, está sendo organizado para os dias 26, 27 e 28 de agosto na Comunidade Indígena Boca da Mata. O treinamento terá duração de 120 horas e será aberto a todos os públicos com taxa de inscrição. 

A programação oferece trilha, transposição de obstáculos, prática do rapel, montagem de acampamento e divisão das equipes de resgate. As aulas terão práticas de salvamento aquático, nós e amarras, obtenção de fogo, remoção de vítimas com e sem pranchas além de orientação através de estrelas e bússolas. 

Regulamentado pelo Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar (IBRAPH), o curso contará com equipe de instrutores composta por policiais militares e ex-membros do grupo de Busca e Resgate da Força Área Brasileira (FAB), o organizador do curso, Antônio Junior explica os detalhes. 

“É um curso com a metodologia de resgate de vítimas em áreas de difícil acesso, como ambientes de cachoeiras e florestas. Será totalmente prático, onde o aluno vai vivenciar as situações reais que poderão acontecer em todos os âmbitos, tanto água quanto terrestre. Nosso objetivo é capacitar e qualificar as pessoas para estarem habituadas a um resgaste com segurança”, disse. 


“Nosso objetivo é capacitar e qualificar as pessoas para estarem habituadas a um resgaste com segurança” (Foto: Divulgação)

O curso irá ensinar ainda como realizar o resgate noturno, essenciais para busca de pessoas e qualquer objeto desaparecido, sabendo como se locomover e se proteger da forma correta. 

O evento irá oferecer transporte e certificado para todos os membros. Aos interessados em aprender mais sobre técnicas de salvamento, as informações de valores e demais dúvidas podem ser feitas através do número (95) 99112-5896.