O Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), CFOC (Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado) e Inclusão de Pragas teve início na manhã desta terça-feira, 23
São 30 engenheiros agrônomos realizando a capacitação, que é promovida pela Aderr com o apoio do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Embrapa e Uerr (Universidade Estadual de Roraima). O objetivo é formar responsáveis técnicos para atuarem no trabalho de certificação sanitária de origem de produtos hospedeiros de pragas quarentenárias (mosca da carambola, cancro cítrico e ácaro hindustânico) em todo o Estado.
“Os participantes estarão aptos, se aprovados, a certificar áreas de frutos hospedeiros das pragas e, assim, contribuir cada vez mais com a nossa fruticultura, reforçando a segurança alimentar da população e a exportação da produção”, disse o diretor de Defesa Vegetal da Aderr, Marcelo Parisi.
As aulas serão ministradas até 31 de março por meio do sistema EAD (Ensino à Distância), usando a plataforma Google Meet. A avaliação será presencial, sendo exigido que os profissionais compareçam aos locais de prova, seguindo todas as medidas oficiais de prevenção à transmissão do coronavírus (covid-19), como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.
A avaliação do curso será feita no auditório da SFA/RR (Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima), localizado na Avenida Santos Dumont, 594, Bairro São Pedro, em Boa Vista, e no Auditório do Campus da Uerr, localizado na Rua Quinze, 18, Centro, no Município de Rorainópolis.